Cardiopatias adquiridas em cães

cardiologia veterinariaOs pequenos animais podem ser acometidos por diversas doenças cardíacas como a insuficiência valvular, cardiomiopatia dilatada e cardiomiopatia hipertrófica.

Os cães com mais de seis anos de idade que apresentam pequeno e médio porte, são frequentemente acometidos pela insuficiência valvular. A doença apresenta uma condição progressiva, dependendo do envelhecimento do animal. As válvulas cardíacas apresentam degeneração e quando não tratadas a tempo podem apresentar insuficiência. Quando o coração bobeia o sangue, as válvulas ao invés de se fecharem, elas fazem o curso inverso ao normal, assim o sangue distribuído ao organismo é diminuído.

Já a cardiopatia dilatada é mais frequentemente encontrada em cães de raças maiores que têm médio porte. A doença ocasiona a insuficiência do músculo cardíaco, ou seja, o miocárdio tem a contração prejudicada fazendo com que o sangue não seja bombeado com eficiência ao organismo.

As doenças cardiopáticas são detectadas a partir de exames específicos, realizados por profissionais capacitados, dependendo do grau de evolução da doença o animal passa por um processo cirúrgico que garante maior qualidade de vida. Para evitar qualquer complicação na área, leve-o o seu cão com frequência ao médico veterinário.

Quais as principais cardiopatias ocorrentes em pequenos animais?

Como realizar o tratamento da doença cardíaca tanto de manutenção como de emergência?

Quais os principais fármacos utilizados na atualidade?

 

Fonte: Veterinária Santo Agostinho

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Cardiologia em Pequenos Animais

Cardiologia em Pequenos animais



Atualizado em: 29 de janeiro de 2014