Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Alimentação adequada ajuda na gestação de ovinos

Um dos principais cuidados que se devem  tomar para uma boa gestação de ovinos é a alimentação. Porém, muitos produtores deixam a desejar nesse quesito, principal responsável pelo bom desenvolvimento do feto e a consequente boa produtividade. A  gestação de uma ovelha dura em média 150 dias, e nos últimos 50 dias de gestação, as ovelhas requerem mais atenção, pois é quando cerca de 70% do feto é formado.

- Nos 100 primeiros dias, a alimentação é normal, pois ela não precisa de tantos elementos energéticos. Já no final da gestação, é preciso atenção especial para essas ovelhas, quando começam a gerar os 70% da produção fetal.

Além disso, as ovelhas podem ter gestação de um animal, de duplos ou triplos. Portanto, se o produtor se descuidar, elas podem sofrer distúrbios metabólicos, como a toxemia da gestação, ou seja, a falta de energia no organismo do animal, necessária para produzir o restante do feto - explica a professora de Zootecnia Carla Fabrícia Cordeiro do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Além disso, antes da gestação, ela afirma que é preciso ter cuidados com o escore corporal, ou seja, o estado corporal no qual o animal se encontra. Portanto, a ovelha não pode estar nem obesa, nem muito magra, o que pode contribuir também para o distúrbio metabólico.

Outro fator muito importante na gestação do animal é a sanidade. Os animais precisam estar em um local bem higienizado e desinfetado para evitar maiores índices de ocorrência de enfermidades, como verminoses, micoses e doenças de pele. Além disso, o cordeiro precisa nascer em um ambiente bem preparado.

Um bom manejo das ovelhas proporciona o sucesso da criação ao produtor. Todas essas preocupações com o manejo visam buscar maior lucratividade da criação. Se o produtor se descuida de pequenos detalhes, pode provocar grandes prejuízos, avisa.

Para a professora, um dos principais erros cometidos pelos produtores é a alimentação inadequada dos animais. Segundo ela, muitos deles não adotam o Flushing, que é uma suplementação destinada tanto para o final da gestação, para que a ovelha possa produzir 70% do feto, quanto para a recuperação, quando essas ovelhas têm o escore corporal um pouco abaixo do ideal para a fase de reprodução.

Autor(a): Kamila Pitombeira Fonte: Portal Dia de Campo  

Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Ovinos

   

Áreas

Artigos

Destaques

Ovinos

Deixe seu comentário:

Comentários

  • Revista Veterinária - 15:06:51 20/03/2018

    Olá Inacio!Seria bom que um profissional da área avaliasse seu animal, assim ele poderá te informar todos os detalhes sobre a nutrição adequada para o período da prenhez e até mesmo para depois.
  • Inacio - 18:10:27 15/03/2018

    Estou criando so uma ovelha e ela estar prenha a única alimentação que estou dando e capim cherem de milho soja e farelo de trigo. Faz mal?Nao entendo muito
  • cleber vaz - 12:59:31 01/05/2015

    Guero saber q raçao eu dor pra carneiro

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.