Problemas de pele em cães e gatos

Os problemas relacionados à pele e pelagem de animais genericamente recebem o nome de dermatose. Para tratar e curar uma dermatose é fundamental fazer o diagnóstico preciso, ou seja, saber o que está causando a doença.

O diagnóstico dessas doenças varia e pode ir desde a observação clínica dos sintomas a exames laboratoriais altamente sofisticados. Isso torna o diagnóstico complexo, e faz indispensável a presença de um profissional  especializado e atualizado a cerca de tecnologias e descobertas científicas. A falta desse profissional pode causar ao animal outros problemas além da dermatose, como intoxicações causadas por altas doses de medicamentos usados de forma experimental.

As principais dermatoses estão relacionadas à carências nutricionais (falta de zinco, vitaminas A, D, E e complexo B, ácido Oleico e Linóleo), mudanças no Ph da pele (muitas vezes causadas por banhos excessivos e com produtos inadequados), exposição direta da pele com materiais de natureza variada (vegetais, urina, produtos de limpeza, solventes...), natureza psicossomática comuns em animais confinados e estressados, contágio (parasitas, bactérias, fungos...), problemas metabólicos (uremia, diabetes...), hereditariedade (pênfigo, Lupus, Ectiose...), deficiência imunológica e as causadas por desequilíbrios hormonais relativos às disfunções ovarianas, testiculares, das glândulas adenais etc .

O que tem ajudado muito nos casos de doenças dermatológicas sistêmicas em cães e gatos é o uso de imunoterapias (vacinas). Esses não apresentam efeitos colaterais nocivos ao organismo do animal e visa o tratamento curativo e não o sintomático.

A prevenção desses problemas é feita através da escovação diária do pelo e de banhos com freqüência ideal, dependendo do tipo de pelagem, condições climáticas e manejo nas quais o animal é criado. Já os gatos, que são extremamente asseados, dispensam os banhos freqüentes, a menos que já estejam passando por algum problema dermatológico.

  Fonte: Site Web Animal Adaptação: Revista Veterinária  

Conheça o Curso de Dermatologia em Cães e Gatos

Artigos

Clínica Médica

Destaques

Newsletter
Receba as novidades da
Revista Veterinária no seu email!
Sites relacionados
© 2014 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.