Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

O mercado de sêmen bovino no país aponta boas expectativas para 2012

De acordo com a análise de um especialista [não foi informado o nome], o ano começou calmo para o mercado de sêmen bovino e os próximos meses, devido à sazonalidade da comercialização, devem seguir no mesmo ritmo até o início da estação de monta, que é quando ocorre a maior parte das vendas, para inseminações convencionais ou a inseminação artificial em tempo fixo (IATF), e é quando, após as inseminações iniciais, há o repasse dos sêmens, seja com tourinhos ou outras inseminações.

Numa análise da vendas de sêmen ocorridas no período de três anos, 2009 a 2011, considerando a comercialização das raças de corte e leite, o Index da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA) indica que as vendas nacionais de sêmen de corte tiveram incremento de 44,0% e a comercialização do sêmen de leite no país cresceu 64,1%.

Tendo como base o produto importado, as vendas para as raças de corte saíram de 944,3 mil doses em 2009 para 1,90 milhão de doses em 2011, um crescimento de 102,2% nos últimos três anos. O sêmen de raças leiteiras importado, apesar do maior volume vendido, teve incremento mais contido.

Em 2009, foram 2,66 milhões de doses comercializadas, alcançando 3,23 milhões no ano passado. Aumento de 21,3%. Por sua vez, as 7,01 milhões de doses vendidas em 2011, para o corte, representaram um aumento de 56,2%, frente aos números de 2009, apresentando uma variação de 23,1 pontos percentuais frente ao crescimento das vendas para as raças leiteiras.

Segundo a análise de especialista acerca das expectativas para as vendas de sêmen em 2012, em uma visão mais ampla, o corrente ano pode ser um ano de fatores positivos e negativos para as vendas de sêmen. Enquanto isso, os mercados do boi gordo e reposição podem encontrar um cenário menos firme, devido à retenção de fêmeas dos últimos anos, produzindo bezerros.

Por outro lado, o aumento no uso de tecnologia tem feito as vendas de sêmen aumentar ano após ano. Entre os anos de 2005 e 2006, houve um recuo nas vendas, influenciadas pelos mercados de boi gordo e reposição em queda no período, mas entre 2010 e 2011, as vendas aumentaram. Para 2012, a expectativa é que o resultado seja mais expressivo.

Fonte: Revista Globo Rural

Adaptação: Revista Veterinária

   

Conheça o Curso de Inseminação Artificial e Estratégias de IATF em Bovinos

   

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.