Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Rações medicamentosas: uma alternativa que reduz o manejo da administração farmacológica manual

O mercado consumidor de animais de estimação evoluiu muito visando atender a demanda de proprietários de animais e suas exigências. Nesse sentido, também houve evolução quanto às soluções medicamentosas para o ramo. Entre essas evoluções, estão as diversas opções de rações de teor medicinal que já existem no mercado nacional para animais caninos e felinos.

Há tempos utilizados nos Estados Unidos, esses produtos passam a ser aceitos e utilizados no Brasil. Antigamente só se usava ração para filhote e ração para adulto, respeitando o crescimento abrupto dos pequenos nos primeiro ano de vida. Atualmente, existem rações para o animal cardíaco, animais com cálculo renal, animais com digestão difícil, animais com deficiência protéica, animais em convalescência após doença debilitante.

A utilidade desses produtos é sentida, por exemplo, na facilitação do balanceamento da dieta do animal diabético, porque possibilita a escolha de uma ração própria para essa doença. A ração não permite a cura do Diabettes, mas facilita ao dono o seu controle aliado ao uso da insulina.

Os problemas osteo-articulares que surgem, muitas vezes, com a idade passam a ser medicados ou evitados com o uso de rações especiais. Até mesmo animais que participam de treino ou exercícios de alto impacto podem fazer uso de dieta especial.

Animais alérgicos ganham novas possibilidades, pois uns desenvolviam alergia às substâncias contidas na maioria das rações, mas os produtos medicinais favorecem a existência de soluções com proteína animal diferente para cada tipo de alergia. Por exemplo, é possível comprar ração de carneiro, peru ou coelho, o que é a solução para animais que apresentam alergia ao frango, já que a maioria das rações comerciais contém proteínas vindas de subprodutos deste animal.

A ração com probiótico para peixes ornamentais em aquário facilita ao sistema imunológico do peixe o combate a microorganismos nocivos. Animais com problemas hepáticos e problemas renais passam a ter na ração medicamentosa a dieta apropriada de importante adjuvante no tratamento médico. O animal obeso passa a ganhar programas de dietas especiais para entrar em forma com saúde. Animais com tendência à obesidade ganham rações com menos calorias, mas também nutritivas.

Dessa forma, à base de ração medicamentosa, o proprietário pode vigiar apenas a quantidade ingerida nas refeições do animal e se resguardar, quando possível, do uso de comprimidos, de medicamentos ou da difícil preparação de alimentos especiais diariamente.

A ração é uma solução prática para a dificuldade do balanço nutritivo dos animais. Sua importância está na eficácia de um tratamento que reduz o manejo da administração farmacológica manual em troca do novo hábito alimentar. Uma possível dificuldade para o uso desses produtos talvez esteja nos seus custos e na disponibilidade constante para a venda, uma vez que algumas patologias podem requerer a dieta especial por muito tempo ou até a vida toda.  Por serem medicamentosas, essas rações, a aquisição delas precisa de receita médica e devem ser recomendadas pelo veterinário do animal a ser medicado.

Fonte: Bicho Online

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Técnicas Nutricionais para Cães e Gatos - Aprenda a indicar a ração ideal!

   

Áreas

Notícias

Pequenos Animais

ULTRASSOM VETERINÁRIO: 10 Técnicas de Diagnóstico em Pequenos Animais
Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.