Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Convivência com Gatos

No início da Idade Média os gatos foram acusados de estarem associados aos maus espíritos e, por isso, muitas vezes foram queimados juntamente com as pessoas acusadas de bruxaria. Até os dias atuais, ainda existe o preconceito com os gatos, especialmente os pretos, sendo associados aos mais diversos tipos de rituais e histórias de sorte e azar. Além das crendices populares que envolvem os gatos, motivos distintos explicam o medo que várias pessoas têm de gatos. Geralmente, a maioria deles é relacionada a alguma experiência negativa que o indivíduo teve no passado com um felino.

Gatos são animais bastante ágeis, que guardam várias características comportamentais dos felinos selvagens, principalmente o instinto da caça. Dessa maneira, movimentos bruscos podem tanto assustá-los como instigá-los a "caçar". É bastante comum o gatinho se esconder atrás de objetos e esperar seu dono passar pra que ele salte em seu calcanhar. Isso é interpretado por muitos como "traição", mas na verdade, isso nada mais é que instinto de caça e de brincadeira do animal.Alguns gatos quando estão sendo acariciados mordem seus donos quando já não querem mais carinho, e isso é interpretado de maneira errônea pelo dono do bichano.Outras situações em que o gato é mal interpretado ocorrem quando pessoas estranhas chegam emseu ambiente e tentam pegá-lo, como usualmente fariam com os cães, e se o gato for mais arredio ou estiver assustado, certamente ele irá atacar para se defender.

Enfim, não há motivos para que as pessoas temam os felinos, é importante conhecer o seu comportamento e respeitar o seu espaço, para que dessa maneira, a convivência seja bastante harmoniosa e prazeirosa.Além de serem extremamente higiênicos e silenciosos, os gatos se adaptam mais facilmente a espaços pequenos como apartamentos, são bastante independentes, dão menos trabalho e menor custo.

Os gatos são animais extremamente dóceis, companheiros e afetuosos. Estudos concluem que pessoas que possuem gatos apresentam 30 a 40% menos chance de morrer por doenças cardiovasculares e menos chances de sofrerem derrame. Afagar um gato é bastante relaxante, e desfrutar de sua companhia ajuda a reduzir a pressão arterial.Traz muitos benefícios psicológicos. Quando nos ocupamos cuidando de um gato, nos preocupamos menos, reduzindo nosso nível de estresse. Um gato nos faz sentir melhor, melhorando também nosso humor. Ter um gato não cura a depressão, masajuda a não pensar em problemas, e nos faz focar em outras coisas. Gatos sabem quando não nos sentimos bem, e nos oferecem conforto, auxiliando em nossa recuperação. Além de ajudar a prevenir alergias, há evidências de que a convivência com gatos diminui a ocorrência de asma em crianças. O contato com gatos desde a infância auxilia na prevenção de várias doenças respiratórias. Estudos demostram que possuir um gato diminui os níveis de triglicérides e melhora o sistema imunológico. Outro estudo mostrou que donos de gatos têm mais sucesso em redução de colesterol, do que pessoas tomando medicamentos.Em lares para idosos que permitem que os residentes possuam gatos, o gasto com medicamentos é menor. Muitas pessoas possuem sentimento de solidão e acham conforto na companhia de um gato.

Enfim, gatos trazem muitos benefícios que podem prolongar as nossas vidas.

Autor: Tathiana Mourão dos Anjos (ANJOS, T.M.) Professora dos cursos de Medicina Felina e de Nefrologia e Urologia em Pequenos Animais do CPT Cursos Presenciais. Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Medicina Felina

 

Áreas

Notícias

Pequenos Animais

Para você que quer ser um expert em Cardiologia Veterinária: Este é o caminho do sucesso!
Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.