Tomografia computadorizada na odontologia veterinária

A tomografia computadorizada (TC) é um procedimento radiográfico utilizado nos diagnósticos de diversas patologias humanas e está ganhando espaço no tratamento de animais.

Durante o exame são realizados cortes milimétricos do corpo nos planos axial, sagital e coronal do paciente, projetando não apenas em um só plano as estruturas corporais que se deseja analisar, mas realiza a relação das diversas estruturas anatômicas envolvidas, em volume e profundidade.

Voltada ao tratamento veterinário, dentre suas várias aplicações, temos a utilização da TC no tratamento odontológico de cães e gatos.

Um estudo realizado no Centro de Ciência Animal da Universidade Federal de Goiás aplicou a técnica em pequenos animais, buscando a melhor forma de realizá-la.

Dentre as conclusões, observou-se que um ponto fundamental é a padronização do posicionamento dos animais para a realização da tomografia, o que exigiu algumas adaptações.

A utilização de anestesia e contenção do animal para a realização do procedimento foi descartado, visto que o paciente anestesiado perdia o tônus muscular, necessitando de constante reposicionamento ou contenção por um auxiliar, situação que inviabilizou o procedimento, em razão dos riscos de exposição à radiação ionizante a que o auxiliar teria de se submeter a cada exame.

Para isso, foi projetado um dispositivo a base de PCV, mantendo o animal na posição adequada à aquisição das imagens. Mas, ainda assim, os animais anestesiados deslizavam para o interior do tubo, inviabilizando o processo.

Utilizou pedaços de espuma de alta densidade entre o corpo do animal e as paredes internas do tubo, permitindo sua fixação, conforto e segurança.

A metodologia desenvolvida permite a correta captura de imagens, evitando a repetição de exames, diminuindo o tempo e o risco anestésico e a exposição à radiação ionizante pelos pacientes.

Assim, o diagnóstico, mesmo em estágios iniciais, de alterações odontológicas e o planejamento da instalação de implantes dentários nos animais torna-se mais seguro, satisfazendo profissionais, pacientes e donos de cães e gatos.

Fonte: Scielo

Adaptação: Revista Veterinária

   

Conheça o Curso de Odontologia em Pequenos Animais

   

Notícias

Pequenos Animais

Newsletter
Receba as novidades da
Revista Veterinária no seu email!
Sites relacionados
© 2014 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.