Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Capacidade de compreensão dos cães é maior do que os demais animais

Um estudo publicado no PloS One, sugere que apesar dos chimpanzés serem os nossos parentes mais próximos, nenhum animal nos compreende tão bem como os cães. O estudo concluiu que os chimpanzés podem não ligar muito quando uma pessoa aponta para um objeto, mas os cães prestam atenção e sabem exatamente o que essa pessoa deseja.

A co-autora do estudo, Juliane Kaminski, psicóloga da Max Planck Institute for Evolutionary Anthropology, citado pela Discovery News, disse que "existem múltiplas evidências a sugerir que as pressões seletivas durante a domesticação alteraram os cães de tal modo, que eles ficaram perfeitamente adaptados ao seu novo nicho, que é a companhia humana". "Penso que estamos a olhar para uma adaptação muito especial dos cães, para serem sensíveis ás várias formas de comunicação dos seres humanos".

A habilidade provavelmente esteja  presente nos cães desde o nascimento, uma vez que cachorros de apenas seis semanas e sem qualquer treino específico, já a possuem.

Kaminski e os seus colegas , para realizar este estudo, compararam se ambos( cachorros e chimpanzés) conseguem compreender bem  o apontamento humano.  Na verificação foi feito um teste que consistia em uma pessoa apontar para um objeto visível que se encontrava fora do seu alcance, mas dentro do alcance do animal. Se um chimpanzé ou um cão pegassem no objeto, seriam recompensados com um petisco adequado (fruta para o chimpanzé e ração seca para o cão).

O resultado demostrou que os chimpanzés mostraram-se entusiasmados pela recompensa, mas ignoraram os gestos humanos. Os cães passaram no teste. Os chimpanzés não compreenderam a intenção da pessoa, ou seja, não viram o apontamento como algo importante e por isso, decidiram ignorar esse gesto. "Sabemos que os chimpanzés têm uma compreensão muito flexível dos outros; sabem quando os outros podem ou não podem ver, quando os outros podem ou não vê-los a eles, etc" explicou Kaminski. Não são, por isso, de alguma forma ignorantes, apenas não evoluíram a tendência de prestar atenção aos seres humanos, pois não necessitam disso.

Em investigações anteriores foi demostrado que  os gatos domésticos também prestam atenção nas pessoas e compreendem os gestos humanos. Kaminski, no entanto, mencionou que "os investigadores precisaram de os seleciona-los dentre mais de uma centena de gatos" sugerindo assim que apenas alguns gatos se colocam a par dos cães no que diz respeito a compreender as pessoas.

A compreensão da comunicação humana por parte dos animais requer é será objeto de mais estudos.

 Fonte: Mundo dos Animais

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Dermatologia em Pequenos Animais

     

Artigos

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.