Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Cães adultos são capazes de aprender

Muitas pessoas têm dúvidas em relação à capacidade de aprendizagem dos cães, principalmente se eles deixam de aprender quando se tornam adultos. Claudia Pizzolatto, treinadora especialista em comportamento canino, diz que esse raciocínio "é como dizer que nós, adultos, não somos capazes de absorver novos conhecimentos".

O cinotécnico Jorge Pereira explica que essa falsa crença é alimentada pelo fato de filhotes serem adestrados com mais facilidade. "Eles são como esponjas, prontas para sugar as informações transmitidas", que explica ainda que a fase chamada de imprinting, que caracteriza o período do nascimento até o quarto mês de vida dos cães, é de bastante aprendizado. Sem dúvida, o cão mais novo aprende com mais rapidez e, como ainda não adquiriu "manias", fica mais fácil absorver comandos e aprender bons comportamentos. Mas isso não quer dizer que cães adultos, e até mesmo idosos, não estejam aptos a aprender, e ter uma vida ativa e divertida, através do exercício que é o adestramento.

Os cachorros mais velhos precisam abandonar os vícios que já têm para, depois, adotarem novos hábitos. "Isso leva um pouco mais de tempo, porém, é perfeitamente possível", garante Claudia. "Muitas vezes, o dono quer tirar hábitos que o cão aprendeu ao longo de anos, mas não espera tempo suficiente para a readaptação do animal", completa Pereira.

Para os cães adultos as técnicas de treinamento são essencialmente as mesmas aplicadas aos filhotes.  A recomendação para quem quer apostar em um treinamento é identificar a personalidade do cão e encontrar uma técnica que ele entenda o que precisa fazer e uma recompensa que ele aprecie. Diversão e carinho devem compor o pacote.

Fonte: Revista Meu Pet

Adaptação: Revista Veterinária

 

Conheça o Curso de Oncologia em Pequenos Animais

   

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.