Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Pets idosos requerem cuidados especiais

A velhice é uma fase que requer mais cuidados. Por isso, ao adquirir um pet filhote, é bom ter em mente que o animal também vai envelhecer e requerer cuidados geriátricos para viver mais.

Animais idosos, assim como as pessoas idosas, têm necessidades especiais, então pode ser necessário prestar um pouco mais de atenção neles do que em animais mais jovens. À medida que animais envelhecem, seus órgãos ficam menos eficientes e eles ficam menos resistentes às infecções e outras doenças. Na fase anciã, ocorre queda na atividade metabólica do organismo de cães e gatos. Os animais reduzem a atividade física, os dentes ficam enfraquecidos e muitas vezes aparecem doenças geriátricas, como artrites e artroses.

A alimentação de um animal idoso é o primeiro cuidado a ser adotado pelo dono. Além de um alimento mais tenro, de fácil mastigação, uma alimentação balanceada, condizente com o gasto energético do pet, é indispensável para que o animal não ganhe peso, relata Isabella Vincoletto, veterinária do laboratório Vetnil.

Os animais idosos tendem a apresentar uma diminuição da massa muscular e muitas vezes tornam-se obesos, mostrando a necessidade de uma alimentação com uma quantidade adequada de proteínas de alta qualidade para minimizar as perdas das reservas de proteína do organismo", esclarece à veterinária.

Outra área de preocupação dos donos de cães idosos deve ser a saúde bucal. A partir de uma certa idade, em especial nos de pequeno porte, o tártaro dentário tende a acumular-se entre os dentes e as gengivas causando a periodontite ou doença gengival. A perda de dentição também é muito comum durante a velhice, podendo dificultar a ingestão dos alimentos e, em casos mais graves, ser a causa da anorexia. Para prevenção destes problemas, a visita ao veterinário é a melhor opção, a fim de fazer uma avaliação geral do cão e promover a limpeza do tártaro. Por isso, é importante o proprietário realizar a escovação dos dentes do animal.

Como em seres humanos, a obesidade pode ser um problema em cães idosos. Excesso de peso pode ser devido a uma vida menos ativa, queimando menos calorias. Peso corpóreo elevado pode causar ou piorar outros problemas de saúde em seu cão. A prática de atividade física é outro cuidado, para prevenir a progressão das mudanças metabólicas naturais, resultantes do processo de envelhecimento. Os exercícios contribuem para manter o tônus muscular dos pets e favorecem a circulação do sangue. "A manutenção do peso corporal é um dos fatores determinantes para a prevenção de artrites e artroses. Cães em forma são menos predispostos a desenvolver problemas articulares", explica Vincolleto.

Dispor uma parte do tempo para brincar com o pet, também pode prevenir problemas comportamentais, como resistência a mudanças da rotina diária ou mesmo a depressão. Cães, ainda mais do que gatos, são animais de grande sociabilidade e gostam de ter companhia.

A veterinária alerta que o dono precisa estar atento para qualquer sintoma que fuja ao equilíbrio fisiológico do pet e seja rapidamente diagnosticado.

Determinar se um cão é idoso vai depender da raça e de cada cachorro. Raças maiores tendem a envelhecer mais rápido do que raças menores. Geralmente, "idoso" significa com mais de oito anos, para um cão de porte médio e mais de cinco anos para um cão maior.

Fonte: Cães e Gatos

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Farmacologia Clínica em Pequenos Animais

 

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.