Hipertensão Pulmonar é comum em cães idosos

A hipertensão pulmonar (HP) é definida como o aumento da pressão arterial pulmonar, e em cães, um número crescente de casos tem sido relatado. O aumento da pressão arterial pulmonar é inteiramente separado da hipertensão arterial sistêmica. Normalmente o cão com hipertensão pulmonar (pressão alta no pulmão) tem uma hipotensão sistêmica (pressão baixa no resto do corpo). Essa doença silenciosa é bastante comum em cães mais velhos.

As causas mais comuns de HP em caninos podem ser de origem pulmonar ou sistêmica. Pneumonia; bronquite; câncer pulmonar; síndrome da angústia respiratória do adulto; trombose-tromboembolismo pulmonar (coágulo sanguíneo nos vasos pulmonares) são causas de origem pulmonar.

As causas extrapulmonares (hipóxia crônica com níveis inadequados de oxigênio que chega aos tecidos do pulmão) são: doenças da adrenal (hiperadrenocorticismo); doença renal com perda de proteínas; inflamação do pâncreas; doença cardíaca do lado esquerdo do coração; dirofilariose (doença do verme do coração); câncer; infecção; obesidade ou de causa desconhecida.

Essa doença silenciosa é bastante comum em cães mais velhos, mas a HP pode afetar qualquer idade ou raça de cães, não havendo predileção por sexo, sendo que os sinais clínicos podem variar dependendo da etiologia e se a afecção é crônica ou aguda. Os sintomas de hipertensão pulmonar incluem tosse, vômito, fraqueza, intolerância ao exercício, respiração rápida e superficial, cianose (mucosas azuladas), desmaios, hipotensão arterial sistêmica, dificuldade respiratória, inchaço abdominal e sinais de insuficiência cardíaca.

Para o diagnóstico o exame de Ecocardiograma pode ser essencial no diagnóstico da hipertensão pulmonar, auxiliado com radiografias de tórax e exames laboratoriais.

Em relação ao tratamento se identificada à causa, esta deve ser tratada, e dependendo da gravidade da hipertensão pulmonar o uso de medicamentos é essencial. O tratamento mais eficaz para a hipertensão pulmonar é com o sildenafil (Viagra).

Fonte: Pet Care

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Cardiologia em Pequenos Animais

Notícias

Newsletter
Receba as novidades da
Revista Veterinária no seu email!
Sites relacionados
© 2014 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.