Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

A importância do espéculo vaginal em exames ginecológicos em cadelas

Para prevenção e tratamento de doenças do aparelho reprodutor feminino, é muito importante o exame ginecológico em cadelas. Muito importante também no diagnóstico de problemas ou patologias que podem influenciar na prenhês. Este exame, para melhor praticidade e sucesso foi divido em três fases: anamnese, exame clínico e exames complementares.

Na anamnese são coletados dados do histórico do animal, como idade, patologias já apresentadas, descrição de comportamento em cios e histórico de gestações anteriores.

Exame clínico é compreendido da avaliação total do animal. É necessário que o médico veterinário faça um exame completo, pois há algumas doenças que podem atingir indiretamente o sistema reprodutor. Para o exame direto do trato reprodutivo é feita uma avaliação externa da vulva, seguida da avaliação interna da vagina que pode ser realizada através da palpação, na expectativa de detectar massas ou textura diferente da normal, e para maior praticidade e uma visualização mais profunda e clara da vagina, é utilizado um aparelho denominado espéculo vaginal.

O espéculo vaginal é um instrumento, podendo ser de plástico descartável ou aço inoxidável, com um formato de "bico de papagaio" que é introduzido fechado na vagina e, ao posicionado, aberto para melhor visualização do interior do órgão. Ele dá acesso até a cérvix do animal, facilitando a detecção de doenças como neoplasias, lesões  na mucosa, infecções uterinas e DSTs. Além da visualização, forma um canal por onde é introduzido o swab para coleta de material e secreção para exames específicos de citologia vaginal e introdução do aparelho utilizado na vaginoscopia.

Fonte: Shop Veterinário

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Inseminação Artificial em Cadelas

   

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.