Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Recomendações para que o felino não faça sujeira pela casa

Os felinos são animais independentes em sua higienização, eles precisam apenas de uma caixa ou bandeja sanitária com areia higiênica. A grande facilidade da areia higiênica é que ela forma "gruminhos" em volta do xixi, ficando muito mais fácil de limpar a caixinha de areia e facilita assim processo de limpeza do ambiente.  A areia higiênica pode ser encontrada em várias marcas, tamanhos, tipos e sabores, algumas marcas ainda eliminam qualquer cheiro ruim.

Para que o ambiente e a caixa de areia fiquem limpos devem-se recolher os "gruminhos", todos os dias, com uma pá especial ou luva de procedimentos evitando ao máximo que as excretas do felino tenham contato com a pele de quem está fazendo a limpeza. Uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo da marca, deve-se trocar toda a areia da caixa.

Embora os gatos já nasçam com esse costume de saber onde depositar suas necessidades, alguns podem ter certa dificuldade para começar esse processo por não ser adestrado.  Para que o gato não cause incômodo e faça sujeira pela casa, é preciso ensiná-lo a usar a caixinha de areia. São recomendadas duas dicas: pegue as necessidades do gatinho e leve até a caixinha de areia e enterre, para que ele sinta e siga o cheiro, fazendo com que na próxima vez ele saiba que deve fazer na caixinha; quando perceber que o gato está prestes a fazer qualquer necessidade, o carregue para a caixinha de areia para que ele faça lá.

Depois de repetir um desses processos, o gato irá entender que deve realizar suas necessidades na caixinha de areia acabando com qualquer incomodo e sujeira.

Fonte: Balcaopet

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Dermatologia em Pequenos Animais

 

Artigos

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.