Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

A técnica de Inseminação em Tempo Fixo em vacas facilita o manejo

A inseminação artificial em tempo fixo (IATF) é uma técnica que melhora e facilita o manejo do rebanho bovino, podendo aumentar os lucros do pecuarista. A técnica permite que o criador de bovinos insemine as vacas artificialmente, realizando todo o processo de maneira programada.

Com a supervisão de médico veterinário, essa biotécnica reprodutiva adota a indução sincronizada da ovulação das vacas por meio da aplicação de hormônios. Isso permite a inseminação de várias vacas ao mesmo tempo e uma redução no intervalo entre partos.

A IATF é mais voltada para os grandes rebanhos de bovinos de corte, mas o pequeno produtor que possui poucas vacas também pode utilizá-la. A utilização da técnica requer investimento, para que o pequeno produtor possa obter lucros com o seu uso é importante que sejam feitos cálculos de custo/benefício para avaliar se os gastos necessários para a aplicação da técnica realmente compensam os investimentos.

A inseminação artificial em tempo fixo é muito prática, a técnica dispensa a observação do cio nos animais, diminui a necessidade da compra de touros reprodutores, além de facilitar a programação da inseminação artificial de um maior número de vacas por dia e por curral.

Segundo o pesquisador, Rui Machado, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos - SP), não existe um número mínimo de vacas para se utilizar a inseminação artificial em tempo fixo. Entretanto, "é interessante que seja feita no maior número de vacas possível, porque esta técnica é feita para facilitar o manejo, então, quanto maior for o número de vacas que o produtor estiver trabalhando, mais rápido obterá a prenhez das vacas".

Fonte: Hot Sites

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Inseminação Artificial em Tempo Fixo em Bovinos (IATF Avançado)

 

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.