Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Veja o que não pode faltar em um consultório odontológico para pequenos animais!

O principal objetivo na odontologia veterinária, o é manter e preservar a saúde bucal dos animais, uma vez que além da capacitação do profissional, a qualidade dos instrumentos e materiais exercem grande influência sobre o procedimento, pois a cavidade oral possui estruturas completamente  exclusivas às outras parte do corpo, logo, não há como realizar uma cirurgia oral sem equipamentos e instrumentais apropriados. Um pequeno investimento em equipamentos de qualidade trará um alto retorno financeiro, além de satisfação do cliente.

Em relação à sala de cirurgias bucais algumas medidas também devem ser tomadas. A maioria dos procedimentos terão característica contaminada, devido a essa cavidade ser um ambiente favorável para reprodução de microorganismos, principalmente em animais, já que são poucos os proprietários que mantêm uma escovação frequente dos dentes de seus cães, por esse fator, e devido à maioria dos instrumentos cirúrgicos terem a necessidade de uma refrigeração com água, e é indicada uma sala reservada para a realização destes.

Como em toda sala de cirurgia, essa deve ter uma boa iluminação e ventilação. Alguns outros equipamentos específicos também são de grande importância:

  • Foco odontológico pantográfico e/ou um fotóforo - devido à dificuldade para visualização;
  • Equipo odontológico - podendo-se utilizar um cilindro de ar comprimido para substituir o compressor, por não apresentar ruídos, além de não necessitar de energia elétrica;
  • Brocas - de diferentes formatos, escolhidas de acordo com a necessidade da técnica;
  • Sonda periodontal - para auxiliar na realização de exames diagnósticos, uma vez que é introduzida no sulco gengival para medir sua profundidade, que não deve ultrapassar 2mm.
  • Explorador dental - possui uma ponta ultrafina usada para detecção de lesões ou rugosidades nas superfícies dentais, supra ou subgengivais;
  • Odontoscópio - espelho dental que auxilia na visualização de regiões restritas.

Outros equipamentos como aparelho de Raio-X também se fazem muito presentes no cotidiano de um cirurgião odontológico, mas não são indispensáveis. O que se deve pensar é que quanto mais bem preparado o consultório, mais opções e melhor qualidade serão as opções de serviços disponibilizados ao cliente.

A manipulação, limpeza e armazenamento dos instrumentos devem ser feitas de forma adequada e frequente, aumentando assim, a vida útil dos mesmos.

Fonte: Shop Veterinário

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Odontologia em Pequenos Animais

   

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.