Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

O bem-estar equino

Os equinos vivem uma relação clara e direta com seus sentidos, todos ao mesmo tempo, declarando tudo o que percebem, preparando-se e adequando-se milimetricamente em seus espaços e distâncias. Ao descrever sobre o bem-estar animal, mais especificamente, dos cavalos geralmente fala-se muitas vezes sob o ponto de vista humano.

Durante milhões de anos os equinos evoluíram e seus sentidos foram sendo apurados minuciosamente com o único intuito de garantir sua sobrevivência. A domesticação dos cavalos é um ato recente.

Os equinos dentre todas as espécies animais são os que possuem melhores e mais bem datados achados paleontológicos condizentes com a sua grande capacidade grupal adaptativa. Todas essas descobertas trazem luz à etologia do cavalo atual.

O Bem-estar não é uma conquista, atualmente o termo é muito utilizado e que já é considerado ciência, parâmetros claros para uma convivência harmoniosa entre espécies que habitam juntamente o planeta terra. Fala-se hoje de "Bem-estar humano", na prevenção direta de doenças agudas e crônicas, e de "Bem-estar animal", tanto aos domésticos quanto aos de produção. Este termo está deixando de ser genérico ou empírico. Lembremos que não são apenas conceitos e trazem muitos benefícios a todos.

Os pontos de Bem-estar como ciência são claros e suas interpretações passíveis de críticas. Após principiar a discussão para o bem-estar equino (BEA-Equino), obviamente também aos humanos, o conhecimento e aplicação das cinco liberdades fazem-se fundamental:

1ª Livre de sede, fome e má nutrição; providenciando acesso a água fresca e alimento com indicação zootécnica à categoria individual que o equino se encaixa; 2ª Livre de desconforto físico e térmico; provendo ambiente e abrigo com espaço adequado;

3ª Livre de dor, injúrias ou doenças; prevenção, rápido diagnóstico e tratamento; 4ª Livre para expressar o seu comportamento inerente a sua raça e espécie; 5ª Livre de medo e estresse; promovendo condições que evitem sofrimento mental.

Informações e publicações sobre o Bem-estar animal existem. As publicações estão frequentemente relacionadas aos departamentos de agricultura ou de saúde pública de vários países. Os benefícios em relação à prevenção e tratamento de patologias são grandes, como exemplo, pode se citar o índice de cólicas e patologias odontológicas é praticamente inexistente em manejos que adotam técnicas de BEA.

Para que o equilíbrio entre o homem e a equino se concretize, os humanos precisam reconhecer que não estão lidando com uma maquina ou uma ferramenta de trabalho.

Fonte: Mundo Equestre

Autor: Professor Edson Martins Scarpelli (Médico veterinário Patologista)

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)

 

Artigos

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.