Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

O exame do aparelho reprodutor feminino por palpação retal

Exame do aparelho reprodutor feminino por palpação retal é um método de baixo custo que pode fornecer importantes informações sobre diversas situações em que se encontra a condição reprodutiva animal.

O exame é necessário para se verificar o estágio do ciclo estral (ex. diestro), estabelecer a possível causa de infertilidade (ex. agenesia de corno uterino), realizar o diagnóstico e estimar o tempo de gestação, orientar a assistência obstétrica (situações de distocia) e auxiliar o diagnóstico de distúrbios puerperais (ex. retenção de placenta).

É de grande valor o exame geral do animal, antes de se iniciar o exame interno do aparelho reprodutor feminino, seguindo todos os detalhes de um exame ginecológico completo. Por exemplo, o fato de não encontrarmos achados compatíveis com gestação não elimina a possibilidade do animal estar em fase inicial de gestação, por uma cobertura recente. Outros achados encontrados em exames como vaginoscopia, inspeção visual e anamnese auxiliam na interpretação de cada caso.

exame de palpação é parte da seqüência de exames a serem realizados, para a avaliação reprodutiva. Apenas nos casos de diagnóstico de gestação em grandes rebanhos de gado de corte, ao fim de estação de monta, recorremos ao exame único de toque para diagnóstico de gestação.

Contudo, para a sua realização, é necessário um treinamento intensivo para que o veterinário desenvolva a habilidade tátil e se habitue com as alterações de forma e consistência dos órgãos internos, e ao mesmo tempo, aprenda a relacionar estas alterações com as patologias reprodutivas, modificações uterinas decorrentes de gestação e das mudanças uterinas e ovarianas associadas a cada fase do ciclo estral.

Por fim, de posse das informações da palpação retal, caberá ao profissional decidir a conduta a ser tomada, sobre a necessidade ou não de exames complementares para o fechamento do diagnóstico e do tratamento a ser recomendado.

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Veterinária

 

Conheça o Curso de Palpação Retal em Bovinos

 

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.