Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

A doença Haemobartonela que ataca os felinos

A doença Haemobartonela felis é causada pela bactéria ricketsia carregado como parasitas por carrapatos, pulgas e piolhos. O parasita é microscópico e invade as células vermelhas do sangue, causando a destruição das mesmas. A doença nem sempre é visível, os gatos podem adoecer sem apresentar sintomas, dá-se o nome de portador assintomático.

Os sintomas da doença podem ser caracterizados pela quietude e falta de apetite do felino. A haemobartonela causa a anemia regenerativa, ou seja, a destruição das hemácias por parasitas ou hemorragias. Na pior fase da doença o animal apresenta a Esplenomegalia (aumento do baço), febre, sangue na urina, mucosas descoradas pela anemia profunda, epistaxe (perda de sangue pelo nariz), perda de peso e redução do apetite. O tratamento da haemobartonela é feito através do uso oral de antibióticos.

A doença esta relacionada aos gatos portadores de leucemia infecciosa. Assim, é necessário após o tratamento repetir os exames, se não cessar a anemia é indicado fazer o teste de leucemia.

Através do hemograma é possível visualizar melhor alguns indicativos da doença: a trombocitopenia, queda do número de plaquetas que acarreta hemorragias; lterações leucocitárias: leucopenia (queda de leucócitos), neutropenia (queda de neutrofilos), linfocitose (aumento de linfocito), monocitose(aumento de monocitos); ocorrência de leucocitose (aumento de leucócitos), menos frequente.

A doença é transmitida de um animal para o outro, através da picada dos bichos (pulga, carrapato e piolho então é necessário o controle rigoroso desses parasitas.

Fonte: Cães e Gatos

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Medicina Felina

 

 

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.