Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Odontologia em pequenos animais - Sucesso de profissionais capacitados na área

odonto em pequenosOs animais de estimação ocupam um lugar de grande destaque e amor nos ares das famílias brasileiras. Os donos não poupam recursos e cuidados quando a saúde do bichinho anda fragilizada. Dentre todos os outros cuidados desempenhados pelos envolvidos está à odontologia, o cuidado com a saúde bucal dos pequenos.

As doenças dentárias aparecem com frequência em cerca de 80% dos cães com mais de cinco anos de idade. As afecções orais surgem devido ao acúmulo de placa bacteriana e, consequente, formação do cálculo dentário. A doença periodontal é frequentemente diagnosticada nos animais, devendo ser considerada moléstia de grande relevância pois, pode levar à morte.

A placa bacteriana caracteriza-se por uma película aderente e transparente constituída por bactérias e seus produtos, que acumulam nos dentes e gengivas e é principal causa do cálculo dentário (cárie dentária) e das doenças periodontais, se a placa bacteriana não for tratada ela pode ocasionar a perda dos dentes. Por sua vez a placa bacteriana desenvolve a cárie dentária, ou seja, cavidades que surgem na superfície dos dentes causada pelos efeitos combinados de bactérias, dos ácidos, da placa e do tártaro, são geralmente indolores no início, mas pode tornar-se dolorosas, se espalharem-se para o nervo ou raiz de um dente. Se não tratada, pode evoluir para um abscesso no dente, que é uma condição mais dolorosa e grave.

As doenças periodontais são infecções que, se não tratadas, podem causar a perda dentária, caracteriza-se por uma infecção bacteriana crônica que afeta as gengivas e o osso que suporta os dentes. A doença é iniciada quando a bactéria presente na placa bacteriana começa a inflamar a gengiva, que incha e sangra. Com o tempo a placa pode se espalhar e crescer, as toxinas produzidas pela bactéria da placa irritam a gengiva e estimulam uma resposta inflamatória crônica, o organismo se volta contra si próprio, e os tecidos e o osso que suporta os dentes são atacados e destruídos.

Com todos os danos que podem ser causados por doenças dentárias, é de suma importância ter profissionais capacitados na área. O CPT Cursos Presenciais oferece o Curso de Odontologia em Pequenos Animais.

Confira mais informações!

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Odontologia em Pequenos Animais

odontologia em pequenos animais

 

Destaques

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.