Gir leiteiro: Alta produtividade leite muito saudável

gir leiteiro - alta produtividade

Além da alta produtividade do Gir leiteiro, o leite produzido pelo animal é muito saudável, de acordo com pesquisas realizadas pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGil), Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) em parceria com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Diferente do leite obtido por outros animais, os produzidos pelo Gir possui pouca quantidade de beta-caseína A1, proteína responsável por alergias.

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), 30% da população brasileira é alérgica e desse total 10% é alérgica ao leite de vaca. Durante a digestão a beta-caseína A1 do leite é produzida uma substância parecida com a morfina que causa a alergia.

O leite do Gir possui maior quantidade de proteína beta-caseína A2, mais fácil de ser digerida, o que causa menos irritação ao organismo. O leite é grosso contendo mais vitaminas, essa fato pode ser explicado pois, a alimentação do Gir é basicamente de pastagem ficando livre dos produtos químicos encontrados no concentrado.

Fonte: Revista O Zebu

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Avaliação Fenotípica do Gir Leiteiro para Compra e Seleção

Avaliação fenotípica do Gir Leiteiro para compra e seleção

 

Notícias

Comentários
Newsletter
Receba as novidades da
Revista Veterinária no seu email!
Sites relacionados
© 2014 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.