Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Doenças ocorrentes em pets

cão e gatos - novoDentre as principais doenças que acometem cães e gatos as suas principais causas são a falta de vacinação, boa alimentação e exercícios físicos.As doenças mais frequentes são as que a prevenção e tratamento dependem, em sua maioria, de maior atenção do dono e vacinação.

Pesquisas recentes identificaram as cinco principais doenças que acometem esses animais. São elas doenças infectocontagiosas, doenças alérgicas, doenças do metabolismo, problemas articulares e traumas causados por atropelamentos ou brigas.

As doenças infectocontagiosas são comuns e altamente transmissíveis dentre elas temos a cinomose, a parvovirose e a leptospirose. A cinomose é transmitida por vírus e abrolha apenas em cães e a infecção acontece por via digestiva ou respiratória, o animal tem diarreia e a contração involuntária muscular. Também causada por vírus ocorrente geralmente em filhotes a parvovirose, é transmitida por via oral e inalatória por contato com as fezes contaminadas, causa vômitos e diarreias hemorrágicas. A leptospirose é transmitida por ratos e camundongos, e o animal doente pode contaminar o dono e o ambiente, evite deixar comida exposta e troque a água todos os dias.

Dentre as doenças alérgicas as mais comuns são a picada de pulga transmitida pela picada em consequência da sensibilidade do animal à pulga, os animais apresentam lesões em formato de triângulo na região dorsal do corpo, além de coceira; as doenças de metabolismo podem ser causadas por tendências genéticas ou por algum estímulo do dia-a-dia do animal como uma alimentação não balanceada e falta de exercícios físicos.

A doença da diabetes e a obesidade podem ocorrer por tendência genética ou por alimentação inadequada.Uma boa dieta, servida sempre nos mesmos horários, e conjugada com exercícios físicos regulares, são a forma de prevenir e tratar as doenças.

Os problemas articulares são destacados pelas displasias e artroses, doenças articulares geralmente genéticas e agravadas pelo sobrepeso e pela idade do animal, reduzem a movimentação do animal afetado.

Os traumas podem ser ocasionados por atropelamento ou briga, o tratamento é feito geralmente por pequenas cirurgias, o animal coloca pinos e placas no membro lesionado.

Fonte: G1

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Emergências e Pronto Atendimento em Pequenos Animais

emergencias e protoatendimento em caes e gatos

 

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.