Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Odontologia Equina: Grande Importância na Saúde e Desenvolvimento dos Animais

odontologia equina A odontologia equina apesar de ser uma especialidade nova na medicina veterinária é de grande importância na saúde e desenvolvimento dos animais, tendo em vista a modificação dos hábitos alimentares dos animais no decorrer dos tempos, que foram modificados com a domesticação e confinamento.

Problemas com a dentição pode causar sérios prejuízos ao produtor. Na doma o desconforto dentário pode ocasionar maior dificuldade de aprendizagem do potro, tornando o processo mais estressante e com baixo rendimento final. A cólica, a queda na performance atlética e a perda da condição física podem estar relacionadas à saúde bucal do animais.

As afecções mais comuns diagnosticadas são: excesso de pontas de esmalte; maloclusão; dente do lobo; desordens de erupção e fraturas dentárias.

As pontas de esmalte são pontas dentarias que podem provocar lesões na boco do animal, dificultando a mastigação e desconforto ao usar a cabeçada e embocadura. Já a maloclusão é uma relação anormal entre os dentes superiores e inferiores. O dente do lobo é vestigial, não tendo função na mastigação e pode ferir a boca. As desordens de erupção são os dentes decíduos ou de leite que podem atrapalhar o nascimento dos dentes permanentes, levando a doença periodontal e muita dor, o recomendável é a extração desses dentes. As fraturas dentárias são comuns e podem causar desconforto e dor e levar a contaminação da polpa dentária com a formação da doença endodôntica e abscesso periapical.

Os sintomas mais comuns de afecção dentária é o balanço da cabeça de um lado ao outro e morder a embocadura em sinal de dor.

Assim, para evitar problemas dentários graves e consequentes prejuízos é importante preservar a saúde bucal dos animais desde o nascimento, através da boa alimentação e visitas ao veterinário.

Fonte: Tudo Sobre Cavalos

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Odontologia Equina

Odontologia Equinos

Equinos

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.