Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Câncer em cães e gatos: O diagnóstico precoce da doença é essencial

Ca cél escamosa obs resp.

Segundo estudos na área da medicina veterinária, o câncer é a principal moléstia que pode levar ao óbito pequenos animais. O câncer é uma doença com fatores variados, sejam eles genéticos e ambientais, porém com os avanços na medicina veterinária observa-se o aumento no tempo de vida desses animais.

Estudiosos especulam que o aumento nos casos de câncer em animais é devido a longevidade alcançada e até mesmo o contato com agentes cancerígenos que acometem os humanos.

Evitando que o animal seja diagnosticado tardiamente o dono deve observar alguns sinais clínicos da doença como nódulos e massas, feridas que não cicatrizam,emagrecimento progressivo, perda de apetite, sangramento, dificuldade ao comer ou beber água, cansaço ou relutância na prática de exercícios, dificuldade em respirar, urinar ou defecar.

Se alguns desses sinais forem observados é necessário procurar orientação profissional, pois somente os profissionais capacitados poderão dar um diagnóstico claro e preciso da doença. O diagnóstico pode ser realizado através de citologia aspirativa ou biopsia do tumor, que posteriormente será avaliada por um médico veterinário patologista.

Após o diagnóstico é indicado o melhor tratamento, a depender do câncer e do grau de evolução da doença. Dentre as opções de tratamento estão à cirurgia para remoção do tumor, quimioterapia para controle da doença microscopia. Já a radioterapia é frequentemente utilizada em casos de remoção incompleta do tumor ou em casos de impossibilidade cirúrgica. Outras opções para o tratamento abrangem a criocirurgia, eletroquimioterapia, terapia imune, tratamento paliativo que é feito apenas para contenção do crescimento do tumor, mas sem a eliminação da doença em si, e manejo da dor.

Entretanto, para o sucesso do tratamento o diagnóstico precoce da doença é essencial, assim como a intervenção adequada o mais rápido possível.

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Oncologia em Pequenos Animais

Oncologia em pequenos animais

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.