Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Prof. Giancarlo do CPT Cursos Presenciais fala sobre Palpação Retal em Bovinos

O Prof. e Coordenador de Ensino do CPT Cursos Presenciais Giancarlo Magalhães em entrevistas a Revista Veterinária fala sobre Palpação Retal em Bovinos e Reprodução Bovina. 

Revista Veterinária - No atual cenário da bovinocultura Brasileira qual a necessidade do diagnóstico de gestação e tratamento de distúrbios reprodutivos? Prof. Giancarlo Magalhães  - O exame gestacional é de fundamental importância para o aumento da eficiência reprodutiva, contribuindo de forma especial na redução do intervalo de partos. Tendo em vista, que no momento que o médico veterinário realiza o procedimento para confirmação da gestação, o mesmo, pode determinar uma vaca não gestante, podendo assim predizer o que esta ocorrendo com o animal, ou seja, caso seja um problema reprodutivo tratável, este pode determinar o tratamento.

Revista Veterinária - Em relação ao atual cenário da reprodução bovina no Brasil, qual o que é imprescindível para o veterinário prestar serviços?

Prof. Giancarlo Magalhães  - O médico veterinário deve deter tanto do conhecimento teórico como também prático, porém devo chamar  atenção para os que detêm somente da "prática" de animal gestante ou não gestante, já que atualmente temos de fazer o diferencial, ou seja, determinar a provável condição do animal esta em ausência de prenhez, e além do mais predizer a estimativa gestacional que a vaca apresenta naquele momento.

Revista Veterinária - Qual o motivo de outras biotécnicas mais avançadas como a IA, ultrassonografia, TE e aspiração folicular, dependem do desenvolvimento da habilidade de palpação para a sua execução pelo veterinário? Prof. Giancarlo Magalhães  -  O básico para a execução dessas biotécnicas deve ser o conhecimento da anatomia e fisiologia reprodutiva, para que possamos selecionar uma vaca para a realização de qualquer uma dessas técnicas, caso contrário não seremos capazes de determinar reprodutivamente a sua real eficiência. Por exemplo, caso o médico veterinário não tenha a segurança na palpação transretal, não será capaz de determinar a resposta de uma doadora de embriões ao protocolo de superovulação.

Revista Veterinária - No texto sobre o curso no site, diz que muitas vezes as instituições de ensino não possuem infraestrutura com número extenso de animais, que permita o aprendizado contínuo da palpação por todos os alunos Diante disso, qual a infraestrutura do curso? Prof. Giancarlo Magalhães  - No meu ponto de vista, não podemos colocar a culpa na falta de infraestrutura de muitas das instituições de ensino superior, como também avaliar a carga horária para essas práticas. Entretanto, uma das coisas que mais contribui para essa falta de prática, é o grande número de alunos nas aulas práticas da graduação, inviabilizando assim uma prática constante. Para isso, a empresa CPT cursos presenciais disponibiliza de 12 troncos de palpação que são utilizados simultaneamente, com animais em diferentes idades gestacionais e principalmente com vários animais com problemas reprodutivos somente visto na teoria, já que nosso objetivo é demonstrar o que realmente se ver na teoria.

Revista Veterinária - Qual a importância da Curso de Palpação Retal em Bovinos e a necessidade de capacitação por parte do profissional? Prof. Giancarlo Magalhães  - O principal será o aperfeiçoamento no conhecimento tanto teórico como prático, predispondo assim uma maior segurança para o profissional no momento da realização do exame, evitando assim possíveis dúvidas.

Revista Veterinária - Qual o objetivo do Curso de Palpação Retal em Bovinos? Prof. Giancarlo Magalhães  -  Agregação de conhecimentos teóricos e práticos para a realização do exame transretal, aumentando assim a eficiência dos médicos veterinários em suas consultorias.

Revista Veterinária - Deixe suas considerações finais. Prof. Giancarlo Magalhães  - Prezados colegas veterinários, precisamos rever alguns pontos importantes para nosso sucesso profissional, dentre esses gostaria de destacar: qual tem sido a qualidade de nossos serviços prestados; estamos realmente preparados para a competitividade do mercado; estamos fazendo justo ao custo de nossos serviços prestados, por fim você detém de um título de médico veterinário, ou seja, além de diagnosticar, tem que saber tratar e avaliar os resultados dos tratamentos. Sendo assim, o básico para o profissional que pretende prestar serviços na área de reprodução animal é deter do conhecimento do exame transretal por completo.

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Palpação Retal em Bovinos

   

Entrevistas

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2017 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.