Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Ultrassonografia na reprodução equina

sexagem fetalA ultrassonografia, juntamente com a palpação transretal, são fundamentais para o sucesso no processo de acompanhamento da reprodução equina, tanto em programa de prenhezes de matrizes, quanto em transferência de embriões.

A ultrassonografia possibilita a visualização das estruturas, e quando trabalhada juntamente com a palpação transretal permite de forma direta detectar alterações morfológicas e anatômicas, normais ou patológicas dos tecidos moles ou órgãos explorados, associados a eventos fisiológicos.

O exame ultrassonográfico é usado para se estimar o ciclo estral da égua, bem como determinar se está em anestro, dietro ou estro a partir da visualização de folículos, número e tamanho, associado à visualização ou não do corpo lúteo. Pela mensuração dos folículos é possível maior sucesso na programação do dia da inseminação artificial ou monta natural, o que facilita o uso dos garanhões e também do sêmen resfriado.

Folículos anovulatórios também podem ser observados, estes indicam uma condição patológica incompatível com a gestação, que pode ser encontrada em alguns animais, especialmente no início e no final da estação de monta. Dentre outras patológicas com podem ser identificadas, pela realização do exame de ultrassom transretal, destaca-se o tumor de células da granulosa.

O exame precoce de gestação da égua deve ser realizado com cautela, pois um fenômeno característico na espécie equina é a mobilidade intensa da vesícula embrionária. Assim, é importante saber que nos dias nove a onze, a vesícula pode ser detectada no corpo do útero em 60% dos casos, já nos dias doze a quatorze, em 30% dos casos, e após estes períodos, raramente, levando em consideração que a fixação do embrião ocorre na base dos cornos.

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Veterinária

 

 

Conheça os Cursos de Palpação Transretal e Ultrassonografia na Reprodução Equina

Palpação-Transretal-e-Ultrassonografia-na-reproducao-Equina

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.