Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Os problemas dermatológicos em cães e a relação da eutanásia ou abandono

Sarna demodécica em cãesNa rotina clinica dos atendimentos veterinários, a cada dez animais recebidos, possivelmente quatro serão diagnosticados com problemas dermatológicos, mesmo que a queixa principal do dono não esteja relacionado a esse fator.

Os problemas dermatológicos estão relacionados a uma coceira persistente na pele, que causa muito incômodo ao animal. Os problemas dermatológicos também estão por detrás de muitas eutanásias ou abandonos.

As doenças de pele deixam a pelagem menos atraente, o que causa muitas vezes repulsa das pessoas e tém mesmo do dono dos animais. Os tratamentos relacionados às moléstias exigem um grande compromisso e muita dedicação por parte do dono, que na maioria das vezes é recompensada com a cura do animal, desde que a doença seja acompanhada do início, a maioria pode ser cadenciada. Logo, o diagnóstico rápido, a argumentação convincente com os proprietários, e escolha de tratamento eficiente influenciam na criação do vínculo com o proprietário e estabelecimento da confiança e credibilidade do clínico.

 A sarna é a doença de pele que mais causa coceira, se manifesta de duas maneiras, recebendo nomes distintos: escabiose e demodécica. A sarna demodécica é transmitida apenas de mãe para filhote nas primeiras horas de vida, quando os animais ainda apresentam baixa imunidade. Já a escabiose é transmitida através do contato direto com objetos, animais e ambientes contaminados.

O tratamento da escabiose e demodécica são feitos com banhos usando xampus antissépticos, anti-seborrreicos ou antifúngicos, além das medicações antiparasitárias, indicadas pelo médico veterinário capacitado logo após a certeza do diagnóstico da moléstia. Lembrando que, a melhor forma de prevenção de muitos males que acometem os animais, é os cuidados com a alimentação e manejo sanitário.

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Dermatologia em Pequenos Animais

Dermatologia em pequenos animais

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.