Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Saiba mais sobre Palpação Transretal e US na Reprodução Equina

revista vetProfessor dos Cursos de Reprodução em Equinos do CPT Cursos Presenciais Pedro Gama Ker fala sobre Palpação Transretal e Ultrassonografia em Equinos.

Revista Veterinária: Qual a importância da palpação transretal e da ultrassonografia para Veterinários que trabalham com reprodução de equídeos?

Professor Pedro Gama Ker: A maior parte do tempo da rotina do Veterinário que atua na reprodução equina é despendida com o controle da dinâmica folicular e nas características uterinas de éguas. Um exemplo é sua aplicação em programas de prenhezes (matrizes) com monta natural ou inseminação artificial. Outros exemplos onde é ainda mais importante um controle folicular rigoroso são em programas de inseminação com sêmen resfriado ou congelado e transferência de embriões. Sem dúvidas conhecimentos sobre a teoria e a prática de palpação retal e ultrassonografia são fundamentais para que o sucesso seja alcançado na carreira de profissionais da área.

Revista Veterinária: Quais são os pontos mais importantes que o Veterinário deve levar em conta durante o exame de palpação retal na égua?

Professor Pedro Gama Ker: Primeiramente o Veterinário que vai realizar o exame de palpação retal em éguas deve estar devidamente capacitado para isso. É imprescindível o conhecimento sobre anatomia do aparelho reprodutivo da égua e também da fisiologia da reprodução na espécie equina. O exame completo não é somente saber localizar o útero e os ovários pela palpação, é saber interpretar o que o profissional está detectando pelo tato e visualizando na imagem do ultrassom e relacionar com o status fisiológico da égua naquele momento.  Outro ponto importante a ser considerado é a segurança durante o exame, tanto para o animal quanto para o profissional. Desta forma, é de suma importância fazer o exame de palpação com materiais adequados (luvas e lubrificantes), em um tronco de contenção adequado para éguas, que possibilite a realização do exame de uma forma tranquila, minimizando assim as chances de ocorrer acidentes.

Revista Veterinária: Como a ultrassonografia pode influenciar nos resultados em programas de inseminação com sêmen resfriado e/ou congelado e na transferência de embriões?

Professor Pedro Gama Ker: ultrassonografia, aliada ao exame de palpação realizado da maneira correta, permitirá uma melhor visualização e interpretação das alterações que ocorrem nos ovários e no útero ao longo do ciclo estral da égua e do período gestacional. Sendo assim, o Veterinário terá mais segurança na tomada de decisão em momentos importantes como: saber o momento correto de induzir a ovulação através das características ovarianas e uterina; avaliar se a égua está no momento ideal para inseminação artificial; detecção precisa de ovulações múltiplas; detecção de patologias ovarianas e uterinas que podem influenciar na taxa de fertilidade; avaliação de receptoras no momento da inovulação do embrião; diagnóstico precoce da gestação (feito 13 dias após a ovulação); acompanhamento do desenvolvimento fetal; sexagem fetal. Desta forma, além do procedimento do exame ultrassonográfico ser extremamente importante é indispensável familiaridade com as imagens ultrassonográficas que podem ser encontradas.

Revista Veterinária: Como você avalia a importância do Curso de Palpação e Ultrassonografia como forma de capacitação do profissional para atuação na área de reprodução equina?

Professor Pedro Gama Ker: O mercado do cavalo é muito seletivo e para estar inserido nele o profissional atuante ou futuro Médico Veterinário, deve mostrar domínio sobre a fisiologia e biotecnologias da reprodução. Os cursos de palpação retal e ultrassonografia oferecidos pela empresa CPT Cursos Presenciais, assim como os demais cursos da área de reprodução, abrangem os aspectos teóricos de forma aplicada, nunca perdendo o enfoque prático do assunto. A presença de professores especializados na área de reprodução equina e com grande experiência nas rotinas de haras, aliada a infraestrutura cedida pela empresa para realização dos cursos (número de animais disponíveis, troncos de contenção adequados, aparelhos de ultrassom) permite ao aluno colocar em prática o que foi ministrado em aulas teóricas.

Entrevista  com o Professor do CPT Cursos Presenciais Pedro Gama Ker

- Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Viçosa - UFV

- Mestrado em Reprodução Animal pela Universidade Federal de Viçosa - UFV

- Doutorando em Reprodução Animal pela Universidade Federal de Viçosa - UFV

Conheça os Cursos de Palpação Transretal e Ultrassonografia na Reprodução Equina

Palpação-Transretal-e-Ultrassonografia-na-reproducao-Equina

Entrevistas

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2017 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.