Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Estação de monta: Maior eficiência reprodutiva e melhoramento genético dos rebanhos

estação de montaNo sistema de monta de bovinos comerciais o touro fica com o rebanho por todo ano, assim os nascimentos se acontecem durante o ano todo, com maior concentração entre os meses de julho a setembro.

O sistema utilizado em rebanhos comerciais, como o nascimento de animais em épocas não adequadas prejudica o desenvolvimento dos filhotes, pois há maior incidência de doenças e parasitas, ou ainda pouca disponibilidade de pastagens para as matrizes durante o período de lactação. Porém, a maior desvantagem nesse sistema de produção é a limitação do controle zootécnico e sanitário de todo o rebanho, que se dá pela falta de uniformidade, ou seja, idade e peso dos animais. Desta maneira, a seleção de bovinos com maior potencial de reprodução é prejudicada.

A estação de monta em bovinos definida é uma decisão de grande impacto na fertilidade do rebanho, já que no sistema de criação extensivo de bovinos, a fertilidade apresenta variações vinculadas às condições climáticas. Nesse sistema há maior controle sobre a cria do rebanho, que pode ser adequado ao período de maior exigência nutricional, o período de lactação, com o fim da estação seca e início das águas.

As fêmeas se recuperam fisiologicamente melhor nesse sistema, até a próxima monta. O lote gerado será uniforme, permitindo a adoção de diferentes práticas de manejo, visando à redução da mortalidade e o aumento de peso na desmama. A vacinação, vermifugação, castração e desmama ocorrerão uniformemente entre o rebanho nas idades e épocas certas. Também há a possibilidade de adoção de outras práticas, como a desmama precoce, a suplementação dos bezerros, a sincronização dos cios e a inseminação das matrizes, e ainda lotes uniformes proporcionam facilidade na comercialização, ou para a recria na própria fazenda.

Vale ressaltar que a escolha da estação de monta também dependerá das condições climáticas, condições e disponibilidade de pastagens, mão de obra e finalidade da produção.

Fonte: Agroline

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Bovinos

manejo reprodutivo bovinos

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.