Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Odontologia veterinária tem boas perspectivas no mercado

O século XX veio acompanhado de mudanças na cultura da sociedade brasileira, trazendo uma maior independência às pessoas e introduzindo os animais, principalmente os domésticos, à vida rotineira dessas pessoas. Animais que anteriormente eram meros "guardas de quintais", hoje se tornam parte da família. Com a idealização dessas criações, aumenta o mercado para profissionais da área, ou seja, Médicos Veterinários, que têm que seguir esse avanço para atender demanda, visando não só tratamentos de urgência, mas também de saúde preventiva.

Áreas específicas vêm sendo muito procuradas, como é o caso da Odontologia. Como dizem "a saúde se inicia na boca", pois um simples acúmulo de alimento serve de meio de cultura para bactérias, que formam uma placa nos dentes, denominada cálculo dentário ou, como mais conhecido, tártaro. Este pode causar uma gengivite que em um grau avançado pode causar infecções nos rins, coração, fígado, ou seja, um simples descuido acaba se tornando uma patologia grave, entre outros problemas bucais que podem acometer animais e necessitam de um especialista para corrigi-los, como: mau hálito, retenção de dentes de leite, hipoplasia de esmalte e fraturas de dentes.

Um estudo realizado em 1995, pela Universidade de Minessota fez um levantamento das principais patologias que acometiam diferentes idades de cães e gatos e para surpresa, em um número alarmante de 39.500 cães atendidos de 0 a 25 anos foram as patologias bucais que tomaram conta do primeiro lugar e o mesmo aconteceu com a estatística feita com 14.000 gatos.

O mercado de "pets" vem crescendo, novos produtos vão surgindo para facilitar a vida dos proprietários de animais e trazer melhor qualidade de vida e longevidade aos mesmos, porém, de pouco adianta se não há profissionais habilitados para indicar e instruir à utilização dessas novidades. A questão de que nossos animais necessitam de cuidados odontológicos é fato, agora basta saber se há profissionais no mercado capacitados para tais procedimentos.

Pesquisas foram feitas em faculdades que oferecem o curso de graduação em Medicina Veterinária e constataram que se faz quase regra a ausência de uma disciplina de odontologia e esse assunto é pouquíssimo comentado em outras disciplinas, como na de cirurgia que abrange algumas cirurgias bucais, o que não trás um conhecimento suficiente sobre o assunto.

Visando a necessidade de tais serviços, um profissional que não busque por cursos de extensão e especialização em determinadas áreas ganhará cada vez menos espaço no mercado atual. Diante da grande variedade de produtos inovadores voltados para veterinários, os profissionais precisam estar preparados para tender a seus clientes bem, proporcionado-lhes um maior bem estar.

Por: Stéfany Dias

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Odontologia em Pequenos Animais

 

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.