Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Classificação dos alimentos utilizados na nutrição dos equinos

 A nutrição adequada na alimentação de equinosOs alimentos utilizados na alimentação dos equinos estão classificados em categorias que oferecem os nutrientes necessários a cada animal. São elas: cereais, forragem natural e artificial, raízes e tubérculos.

Dentre os cereais estão à aveia, a cevada, o centeio, o trigo e o milho. A aveia é o melhor alimento, pois fornece músculos e energia sem excesso de gordura. Já a cevada é dura e indigesta. O centeio é de digestão difícil e cresce muito quando umedecido, o que pode provocar cólicas. O trigo, embora difícil de digerir, é um bom substituto da aveia.Já o milho, só deve ser dado depois de moído com palha e sabugo e as favas só depois de trituradas ou maceradas.

O farelo de trigo é de digestão fácil, podendo ser dado frequentemente, junto com aveia moída e palha picada, colocando um pouco de sal nos casos de animais que sofram do estômago ou dos intestinos. Entretanto, o farelo produz mais gordura do que músculos.

Na forragem utiliza-se feno, palha, capim e em caso de necessidade folhas de árvores.O feno é feito pela desidratação de capim seco originário de pastagens naturais ou artificiais, de gramíneas e leguminosas.O feno natural é composto de gramíneas secas ao sol e armazenadas no celeiro. O feno desse tipo tem uma cor verde uniforme e definida, e um cheiro agradável.

A forragem artificial é um bom alimento, deve ser armazenado nas mesmas condições do feno natural. Sua cor é mais escura e a conservação exige mais cuidado, pois perde grande parte do seu valor nutritivo quando caem suas folhas e flores. Torna-se também rapidamente quebradiço e apanha mofo com facilidade.

Dentre as raízes e tubérculos que servem de alimento estão os nabos, rabanetes, cenouras, beterrabas, batatas e outros. Os nabos, os rabanetes e principalmente as cenouras constituem um excelente complemento alimentar, especialmente no inverno, e têm efeitos análogos aos do capim verde. A abóbora, cortada em fatias, pode servir de alimento, na falta de outro.

 Fonte: SQM

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)

manejo nutricional Equinos

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.