Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Objetivos e vantagens da inseminação artificial em bovinos

ia em bovinosA biotecnologia mais utilizada na reprodução animal é a inseminação artificial (IA) que objetiva principalmente a disseminação da genética de reprodutores que possuem genética superior aos outros animais.

Dentre as mais diversas vantagens da utilização da inseminação artificial temos o melhoramento genético do rebanho; utilização do sêmen de touros provados; maior aproveitamento do touro; possibilidade do uso de touros europeus; uso do sêmen de touros com patologias adquiridas; controle reprodutivo mais eficiente; controle sanitário mais eficiente; padronização do rebanho; redução do risco de acidentes e o uso de sêmen sexado.

No melhoramento genético do rebanho é possível o nascimento de animais com maior potencial produtivo, através do uso do sêmen de animais geneticamente superiores.

Com a utilização do sêmen de touros provados, ou seja, a utilização do sêmen que já possui avaliação de desempenho produtivo das crias, no teste da progênie, é reduzido as chances da utilização de animais que não passem para os descendentes as características esperados pelo produtor.

Com a utilização da IA há maior aproveitamento do touro, uma vez que, uma dose de ejaculado pode inseminar aproximadamente 30.000 fêmeas anualmente, enquanto na monta natural um touro cobre em média 25 a 30 fêmeas por ano.

O cruzamento entre raças é facilitado, uma vez que a IA permite o uso de sêmen de touros europeus em animais criados em clima tropical ou semitropical.

O uso do sêmen de animais em fim de vida, mas que possuem características geneticamente superiores, também é possível, basta coletar o sêmen e congelar para futuras inseminações. Já o controle reprodutivo e a seleção de animais mais produtivos é feito através da anotação de dados reprodutivos relativos a IA.

O uso do sêmen de animais que vivem sob rígido sistema sanitário evita o disseminação de possíveis doenças. Ara a padronização do rebanho a utilização de poucos reprodutores promove a produção de crias mais padronizadas, facilitando o direcionamento dos acasalamentos das próximas gerações.

O risco de acidentes também é diminuído, uma vez que dispensa o uso de touros agressivos ou pesados que possam causar acidente no momento da monta nas fêmeas.

Através da aplicação da IA também é possível o uso de sêmen sexado, que pode ser empregado visando aumentar a proporção do nascimento de animais do sexo desejado pelo produtor.

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Veterinária

 

 

Conheça o Curso de Inseminação Artificial em Bovinos. 

Inseminação Artificial em  Bovinos

 

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.