Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Otorrinolaringologia Veterinária

A otorrinolaringologia é considerada uma das áreas mais completas do mundo, compreendendo o conhecimento de um grupo de órgãos com características muito específicas. Um Médico Veterinário especialista em otorrino irá atuar em doenças relacionadas a ouvido, nariz, seios paranasais, faringe, laringe, cabeça e pescoço.

Porém, no Brasil ainda não são encontradas clínicas veterinárias especializadas nesse campo, provavelmente porque se um profissional optar por esta especialização terá que buscar em outros países, pelo fato de que universidades daqui ainda não a disponibilizam, o que faz com que clínicos gerais busquem cursos complementares para realização do seu trabalho.

Os casos mais comuns de problemas otorrinolaringológicos são: corpos estranhos, distúrbios respiratórios, doenças respiratórias, traqueobronquite infecciosa, entre outras.

Objetos podem ser aspirados, principalmente por animais domésticos como cães e gatos filhotes, pelo fato de terem brinquedos de vários tipos, incluindo peças pequenas que podem, por algum motivo, se destacar. É também muito comum esses animais brincarem com objetos lineares, bolinhas de gude, botões de roupa, ou seja, tudo que encontram pelo caminho pode ser parte da diversão, o que é muito perigoso. Os sinais mais comuns observados são tosse forçada e seca, dificuldade respiratória e vômito, devido à indução pela força que o animal faz para tossir para tentar expulsar o corpo estranho.

Os diagnósticos mais utilizados para esse tipo de problema são os Raios-X e endoscopias. Quando se tem acesso a um aparelho de videoscopia o procedimento é feito com maior rapidez e praticidade, pois o aparelho, além de identificar o local exato da obstrução, auxilia o profissional a remover o objeto.

Um videoscópio tem a função de aumentar o campo e a magnitude de visualização das áreas otorrinolaringológicas, servindo de instrumento de precisão.

Quando não é possível a remoção do material com pinça ou aparelhagem endoscópica de imagem, é necessária intervenção cirúrgica.

Como realizar o tratamento das principais arritmias na emergência?

Quais as principais técnicas de ventilação artificial para o paciente?

Shop Veterinário: Tudo para o médico veterinário.    

Fonte: Sovergs

Adaptação: Revista Veterinária

 

Conheça o Curso de Emergências e Pronto Atendimento em Pequenos Animais

 

Destaques

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.