Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Diagnóstico de gestação em cães e gatos

Hoje em dia, os métodos utilizados para identificar a gestação em cães e gatos, tem sido a palpação e as radiografias de abdômen. A palpação é um procedimento simples e conveniente, à proporção de acerto é de 80% quando feito por pessoas experientes. Já a acurácia a proporção de acerto é de somente 12% de valor preditivo, quanto ao número de fetos.

Através desses métodos, a melhor época para diagnosticar a gestação são entre os 24-35 dias e após os 50 dias do cruzamento. As radiografias de abdômen somente são úteis após os 45 dias e, com grande certeza, na última semana da gestação, aproximando-se de 100% quanto ao estado de gravidez ou não e de 93% quanto ao número de fetos (desde que as chapas sejam de boa qualidade, caso contrário provocará mais transtornos do que ajuda).

As desvantagens desses métodos são que a palpação, não raro, é difícil em cadelas grandes, nervosas ou agressivas. Em alguns casos, os proprietários relatam que o animal passou a apresentar problemas após o procedimento. A baixa especificidade é outro inconveniente. Por outro lado, as radiografias de abdômen, apresentam problemas da radiação ionizante a que estão expostos o animal, o proprietário e os profissionais.

O método eficaz e vantajoso financeiramente é a ultrassonografia pois, é um exame rápido, indolor, não necessita tranquilização, não tem efeitos colaterais à mãe, aos fetos e aos profissionais. É possível diagnosticar a gestação entre 20-21 dias, e às vezes, a estimativa da idade, das dimensões fetais, da sua vitalidade, entre outros. Na ultrassonografia também é possível avaliar o aparelho reprodutor, principalmente quanto à existência de aumentos do útero. A presença de feto morto retido ou mumificado e a reabsorção fetal podem ser evidenciados com eficácia.

Quais as técnicas de aspiração com agulha fina e biópsia de órgão abdominais? Como  realizar a interpretação de imagem e terminologia pertinente? Como Avaliar sonográfica mente o sistema hepatobiliar?  

 Fonte: Web Animal

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Interpretação Ultrassonográfica em Pequenos Animais

 

 

Destaques

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.