Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Como diagnosticar a prenhez em bovinos

palpaçao retal 2O diagnóstico de prenhez realizado nos bovinos permite determinar a existência e a duração da gestação pelo método da palpação retal, realizada a partir dos 45 dias após a monta natural ou inseminação artificial. Hoje, a palpação retal conta com a técnica da ultrassonografia, o que possibilita o diagnóstico precoce da prenhez.

As vantagens oferecidas pelo método é a facilidade na tomada de decisões que interferem no índice de produtividade; facilita o manejo; previne contra gastos desnecessários; possibilita uma avaliação mais rápida da eficiência dos programas de indução e sincronização de cio utilizados na propriedade. Quando a fêmea fica prenha o seu organismo se modifica, há alterações hormonais, comportamentais e anatômicas.

A palpação retal deve ser realizada pelo médico veterinário, o animal deve ser contido no tronco, e o profissional deve utilizar os materiais adequados. Antes do início do exame, é necessário fazer a inspeção da vulva e ao redor da glândula mamária, pois podem apresentar sinais que auxiliam na confirmação do diagnóstico.

São sinais característicos da prenhez: vesícula amniótica; feito de parede dupla; placentômeros e feto.

No diagnóstico da prenhez, também são usadas algumas classificações que auxiliam na identificação das fases da gestação, como a proposta por Grunert e Berchtold. Essas fases são classificadas em: sem sinais evidentes: primeiro mês de gestação; pequena bolsa: do dia 31° ao 60°; grande bolsa: do dia 61° ao 90°; balão: do dia 91° ao 120°; descida: do dia 121° ao 180°; e final: do dia 181° ao 280° é a fase em que o útero começa a subir.

Você sabe diagnosticar a prenhez com segurança? Aprenda com excelência e qualidade!  Realize um treinamento prático de palpação retal em fêmeas bovinas para o diagnóstico de gestação. Saiba como realizar o diagnóstico gestacional e fazer uma estimativa da idade fetal.

Fonte: InfoEscola

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Palpação Retal em Bovinos

Palpação Retal em Bovinos - Cópia

Bovinos

Destaques

Notícias

Reprodução

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.