Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Check-up anual ajuda a detectar doenças em pets

caes petsO check-up anual feito nos animais, principalmente os que têm mais de oitos anos de idades, ajuda a detectar precocemente algumas moléstias como a diabetes, insuficiência renal, presença de parasitas, dentre outras. Diagnosticar as moléstias com antecedecem aumentam as chances de tratamento e cura dos animais.

A diabetes pode ocasionar o aparecimento de catarata, principalmente nos cães e até levar à cegueira se não tratada a tempo. Os sintomas da diabetes são urinar com frequência, beber mais água, comer mais e emagrecimento. A insuficiência renal é outra moléstia que pode ser diagnosticada em exames de rotina, nos estágios mais avançados pode levar à morte. Os principais sintomas são: vômitos, desidratação, polidipsia, poliúria e anorexia.

Hoje as clínicas veterinárias e os médicos veterinários contam com um aparato que, ajudam no melhor diagnóstico e tratamento. Dentre as especializações e recursos utilizados temos: laboratório de análises clínicas que realizam análise citológica; biópsias; dosagens toxicológicas; exames bioquímicos por automação (ureia, creatinina, fosfatase alcalina, colesterol, triglicérides); exames hormonais (t3, t4, estradiol, progesterona, cortisol); hemograma; microbiologia (culturas fúngicas e culturas bacterianas); parasitologia (exame de fezes); perfil de exames (renal, hepático); testes sorológicos (aids felina, leucemia viral felina, cinomose, parvovirose, ehrlichiose, toxoplasmose, dirofilariose, brucelose, fator reumatóide) e urinálise.

Dentre os exames por imagem destacam-se a ecocardiografia; a endoscopia; o raio-x (simples, contrastado e mielografia) e o ultrassom. Outros exames utilizados são: eletrocardiograma; anatomia patológica e necrópsia (medicina legal e laudos periciais); anestesiologia especializada; cirurgias especializadas (ortopedia, próteses, coluna); dermatologia e dermatopatologia; odontologia; oftalmologia; oncologia; reprodução (inseminação artificial, espermograma).

Quais os  principais exames e interpretação na área de patologia clinica?

Como realizar exames hematológicos em pequenos animais?

Quais as principais técnicas aplicadas a coproparasitológico na rotina laboratorial clinica?

Fonte: Web Animal

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Realização e Interpretação dos Principais Exames Laboratoriais em Pequenos Animais

Realizaçao e interpretação exames pequenos

Destaques

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.