Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Vantagens da utilização da técnica cirúrgica da descorna em bovinos

descorna bovinaA descorna em bovinos caracteriza-se por uma técnica cirúrgica que tem como objetivo evitar o crescimento dos chifres em animais novos e a eliminar, nos animais de maior idade, ou ainda quando ocorre alguma outra necessidade ou algum tipo de acidente que a descorna seja recomenda.

O procedimento cirúrgico de descorna oferece várias vantagens, dentre elas temos: animais descornados ficam mais mansos e mesmo medrosos; evita que o animal se machuque; facilita e torna mais econômico o transporte das reses; as brigas se tornam menos frequentes no rebanho;melhora a aparência e os preços aumentam no mercado;o manejo é facilitado e diminuindo o perigo de acidentes; as mesmas instalações comportam maior número de animais, entre outros.

A descorna é uma operação simples, porém requer alguns cuidados, a fim de se evitar acidentes e obter sucesso no processo. A descorna pode ser feita por três processos, são eles: causticação, ablação e misto.

 A causticação é feita em animais de cinco a dez dias de vida, um bastão de soda ou potassa cáustica é utilizada no lugar em que está o "botão" do chifre, e ao redor é colocada uma camada de vaselina ou graxa, evitando que o produto escorra. Para os bezerros entre dez e vinte dias de vida, que já tem os botões córneos dos chifres, primeiro é preciso retirar com a ponta da vaca ou canivete e só depois passar o bastão.

A ablação é utilizada em animais de maior idade, em caso de necessidade ou acidentes. Há a colocação na base do chifre, o gume de um escopro, que é uma espécie de formão, depois com o martelo, dão pancadas secas, ao mesmo tempo em que o escopro é mudado de lugar, em torno do botão do chifre e até que este seja retirado. Após o final do processo o local deve ser desinfetado com antisséptico apropriado.

Já na técnica do misto são empregados os dois processos anteriores no qual um complementa o outro, é muito utilizado na descorna de búfalos, pois as crias desses animais já nascem com cinco a dez centímetros de chifres.

Passo a passo em cirurgias em bovinos.

Oportunidade de você aprender + de 10 técnicas cirúrgicas em bovinos na PRÁTICA!

Saiba mais sobre cesariana em vacas.

Fonte: Rural News

Adaptação: Revista Veterinária

 

Conheça o Curso de Cirurgias em Bovinos a Campo

Cirurgia em Bovinos a Campo

Destaques

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.