Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Novos tratamentos odontológicos fazem animais domésticos mais felizes

Das várias especialidades da Medicina Veterinária está a Odontologia Veterinária. É uma especialidade muito importante, pois os dentes dos animais também devem ser tratados e bem cuidados. Felizmente os dentes dos cães e dos gatos são mais resistentes do que os nossos. Mesmo assim também apresentam alguns problemas. Isso porque complicações com a mastigação, a falta de dentes saudáveis e dos tecidos que os envolvem podem comprometer o bem-estar de cães e gatos.

Com isso, se não tomarmos os devidos cuidados, o animal poderá perder parcial ou totalmente os dentes, atrapalhando sua alimentação e, conseqüentemente, sua qualidade de vida.

Para o médico veterinário Marco Antônio Gioso, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), é preciso que os próprios donos estejam mais atentos à saúde bucal de seus pets. "As pessoas não olham a boca de seus animais, e quando percebem algo, a doença já está muito avançada".

Segundo a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV), 85% dos pets adultos apresentam algum problema dentário. E para tentar reverter o quadro, a odontologia em animais de estimação tem se modernizado cada vez mais, utilizando equipamentos e técnicas semelhantes aos de seres humanos.

Tratamentos a laser, aparelhos ortodônticos e até mesmo os implantes são novidades da área, principalmente, nos casos de fraturas e perdas da coroa. Nesse sentido, a prótese metálica, metalocerâmica e resinas são as mais utilizadas.

No Brasil, as cirurgias de colocação de próteses dentárias ainda não são muito comuns. O médico veterinário Hebert Lima Corrêa, do Centro Odontológico Veterinário, explica que as pessoas ainda não estão informadas sobre essa possibilidade e também há poucos profissionais credenciados. "Poucos especialistas conhecem e dominam a técnica para indicação e colocação de implantes".

Dentre os problemas bucais que mais acometem os pets, e que podem ocasionar a necessidade de implantes dentários, está a doença periodontal, mais conhecida como tártaro. Resumidamente, os tártaros são placas formadas por bactérias e restos de alimento que se acumulam na superfície dos dentes deixando-os amarelados ou escurecidos. Com o tempo, esses tártaros irão causar inflamação nas gengivas (gengivites) e lesões muitas vezes irreversíveis nos dentes.

Para evitar esses problemas bucais algumas atitudes devem ser tomadas:

- Alimentar cães e gatos sempre -e apenas- com ração comercial de boa qualidade. Com isso, vai minimizar ou adiar a formação dos tártaros.

-A escovação dos dentes deve ser diária, com escovas de cerdas macias e apenas umedecidas. Pastas de dente para uso humano não devem ser utilizadas nos animais. Com certeza, elas serão ingeridas e podem causar alguns problemas digestivos. Porém, se for preciso, existem cremes dentais adequados para cães e gatos à venda em vários Pet-Shops.

Entretanto, se os dentes do animal já estão escurecidos ou amarelados, deve-se procurar um veterinário para uma avaliação. Provavelmente, haverá a necessidade de uma tartarectomia, que consiste na retirada das placas de tártaros com o auxílio de instrumentos odontológicos adequados. Em alguns casos mais avançados, pode haver também a necessidade da extração de um ou mais dentes comprometidos, principalmente se o animal já estiver, com mais idade.

A simples extração de tártaros ou de dentes pode ser feita na maioria das clínicas veterinárias sob anestesia geral ou sedação. Porém, para procedimentos mais complexos, o animal deve ser encaminhado para um centro especializado em odontologia veterinária.

Como realizar o exame oral e preenchimento do odontograma?

Quais são as técnicas cirúrgicas de extrações dentárias?

Qual a função e anatomia das estruturas orais?

Fonte: Revista Veterinária

 

Conheça o Curso de Odontologia em Pequenos Animais

 

Destaques

Notícias

Pequenos Animais

ULTRASSOM VETERINÁRIO: 10 Técnicas de Diagnóstico em Pequenos Animais
Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.