Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Principais doenças que acometem os gatos

gatosAs doenças mais ocorrentes em gatos são a rinotraqueite, imunodeficiência felina, leucemia felina, panleucopenia felina, clamidiose felina e clamidiose felina.

A rinotraqueite é um herpesvírus felino tipo Imuito contagioso, afeta especialmente os gatos entre um e três meses de idade. A rinotraqueite pode passar despercebida ou afetar os animais de maneira muito grave, levando-os à morte em uma semana em decorrência da pneumonia. Os animais acometidos apresentam sintomas como a conjuntivite, o lacrimejamento, o espirro, a tosse e rinite serosa, a anorexia e também febre e apatia.

O vírus da imunodeficiência felina ataca os linfócitos causando a imunodeficiência felina, que tem um período assintomático prolongado que resulta na síndrome de imunodeficiência caracterizada por infecções crônicas e recorrentes.

A leucemia felina é um retrovírus que afeta os animais causando alta taxa de mortalidade em gatos domésticos. A transmissão do vírus ocorre especialmente pela saliva, ele se mantém na natureza através de gatos virêmicos que vivem longos períodos sem apresentar a enfermidade.

A panleucopenia felina é uma doença infecto-contagiosa aguda e febril, os principais sinais são os gastroentéricos e panteucopenia e é causada por um parvovírus, ocorrente especialmente entre um e seis meses de idade. A transmissão se dá através do contato direto ou por meio de fômites e vetores. Os sintomas as doença são apatia, anorexia, febre alta, vômito e diarreia.

A clamidiose felina é causada pela Chalamydiapsittaci. Os animais infectados desenvolve a conjuntivite persistente, mucopurulenta aguda ou crônica, além de febre, rinite e espirros.

A clamidiose felina tem como agente o calicivírus felino, ataca principalmente os gatos de um a seis meses de idade.

Em qualquer caso suspeito, o médico veterinário deve ser consultado, para análise e tratamento dos animais.

Como realizar o manejo emergencial na espécie felina?

Quais as enfermidades mais comuns nos felinos? Como realizar os exames laboratoriais e de imagem em Medicina Felina?   Fonte: Equipe Veterinária UFV Adaptação: Revista Veterinária    

Conheça o Curso de Medicina Felina

Medicina Felina

Destaques

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.