Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Os cuidados com os dentes dos equinos

odontologia equinaO cuidado com os dentes dos equinos é muito importante e a intervenção odontologia será necessária quando o animal apresentar hábitos alimentares e dieta diferentes da habitual. Outro fator considerável é que os dentes dos equinos não param de crescer, assim os animais que vivem estabulados e se alimentam de concentrado podem adquirir problemas.

Um cavalo que vive em pasto mastiga de 12 a 18 horas por dia, já o estabulado recebe o concentrado diminuem o tempo de ingestão o que pode ocasionar movimentos mastigatórios mais verticais, com predisposição a alteração de desgaste dos dentes.

Embora os animais não apresentem sinais evidentes de problemas dentários, alguns sintomas podem ser observados: devolução de forragem parcialmente triturada durante a mastigação; dificuldade de mastigar ou engolir; salivação excessiva; volume na bochecha causado pelo acúmulo de forragem; grandes fragmentos de forragem ou grãos inteiros presentes nas fezes; movimentos com a cabeça durante a ingestão de alimentos, entre eles sacudir, inclinar e balançar; movimentos com a língua sob a forma de torcer ou girar; mastigar, morder ou reagir contra a embocadura; resistência ao comando pela embocadura para virar ou parar; volumes na borda inferior (ventral) da mandíbula ou nos ossos da face com ou sem fistulas; limitação ou queda do desempenho; perda ou dificuldade de ganho de peso; odor fétido na boca (halitose) ou nas narinas; corrimento nasal sanguinolento, purulento, pútrido, etc.; sinusite; sangramento oral após treinamento; cortes e úlceras na gengiva (estomatite) e língua (glossite); cólicas recorrentes; cólicas por compactação.

Assim, são importantíssimos os cuidados com a saúde dos animais, evitando maiores danos aos mesmos e ao dono. Qualquer tratamento deve ser realizado pro profissionais capacitados.

Fonte: Abpmem

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Odontologia Equina

Odontologia Equinos2      

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.