Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Passo a passo para a realização da inseminação artificial

  DSC06901A inseminação artificial (IA) se caracteriza como a deposição mecânica do sêmen no aparelho genital da fêmea, e ainda é um método de custo baixo e de muita qualidade para o melhoramento genético do rebanho. Segue a sequência correta de realização da IA.

            Em primeiro lugar é preciso examinar a ficha da fêmea, contendo-a no tronco e fazendo o exame do muco, posteriormente é necessário exteriorizar a ponta da bainha com uma pequena abertura onde o aplicador deverá penetrar. Depois prepare o aplicador, retire o êmbolo metálico de seu interior e separe-o, pois assim evitará que o êmbolo metálico empurre a bucha da palheta. É necessário separar uma lâmina de barbear e papel higiênico para fazer a limpeza do reto, lavando com água.

            Em quarto lugar é preciso localizar o sêmen que será utilizado, abrir o botijão, levantar a caneca que contém o sêmen até sete centímetros da boca do botijão e retirar a dose a ser utilizada com o auxílio da pinça. Depois, mergulhar a palheta com a extremidade voltada para baixo em água a 35ºC de 20 a 30 segundos, dependendo do tipo de material em que foi congelado o sêmen.

            Após é necessário enxugar a palheta com o papel higiênico e cortar com a lâmina a extremidade oposta à da bucha, pressionar o êmbolo plástico da bainha com uma das mãos e encaixar nele a extremidade cortada da palheta até que fique firme.

            No oitavo passo deve-se introduzir o aplicador na bainha e empurrar a palheta até a ponta. Fixar a bainha no aplicador através de pressão no anel plástico, encaixar o êmbolo metálico até onde fica a bucha da palheta e com o aplicador montado é necessário abrir a vulva e introduzi-lo profundamente.

            A mão esquerda deve ser introduzida delicadamente no reto do animal, fixando a cérvix e orientando a introdução do aplicador até a entrada da abertura do colo, o sêmen será depositado após a passagem pelo último anel.

            Após a aplicação é necessário retirar o aplicador e o braço e fazer uma leve massagem no clitóris do animal. Terminado o procedimento é necessário descartar o material não reutilizável, fazer a higienização dos outros e anotar todos os dados na ficha do animal.

Quais o cuidados que devem ser tomados no armazenamento e descongelamento do sêmen? Como usar a inseminação como ferramenta no melhoramento genético? Veterinário: Confira os melhores preços e qualidade em equipamentos para reprodução bovina!

Fonte: Manual Lagoa da Serra - genética a toda prova

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Inseminação Artificial em Bovinos

Inseminação Artificial em  Bovinos

Destaques

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.