Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Como aumentar o uso do garanhão na reprodução equina

O uso do garanhão na reprodução equina pode ser aumentado se for levado em consideração alguns pontos, dentre eles estão: data de início da estação, o ciclo estral das éguas e o seu acompanhamento, entre outros.

            Como sugestão de data do início da estação é preciso ter como objetivo o nascimento no início do ano hípico e levando em consideração um período médio de gestação de 320 dias, as fêmeas precisam ser cobertas a partir do dia 15 de agosto. É bom programar as doadoras, receptoras, potras, fêmeas paridas e matrizes que não emprenharam na estação anterior.

            O ciclo estral das fêmeas são poliestrais estacionais, apresentam vários cios durante um determinado período. A ciclicidade está correlacionada com a incidência de luz, assim, nos Estados do Norte e Nordeste as éguas ciclam normalmente de janeiro a dezembro, período de dias mais longos e com muita luminosidade. Já nos Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, as fêmeas ficam longo período em anestro, no final do inverno e início da primavera ocorre o período de transição.

            O ciclo estral das fêmeas deve ser acompanhado, elas apresentam ciclos de 20 a 22 dias com períodos de cio de 5 a 7 dias e diestro de 15 a 17 dias. A maioria das éguas ovulam 24 a 48 horas antes do final do cio. O sêmen da maioria dos garanhões tem período médio de viabilidade de 48 horas, é aconselhado que as cobrições ocorram dentro deste intervalo. Os óvulos possuem tempo médio de vida de 6 horas, assim as éguas devem ser cobertas sempre antes da sua ovulação.

            Observando as características da reprodução dos equinos, principalmente o tempo de ciclicidade das éguas, é possível usar os garanhões com maior eficiência, ou seja, no pico do período fértil das fêmeas.

 

Fonte: http://portalabqm.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=801:dicas-para-melhorar-a-eficiencia-reprodutiva-durante-a-estacao-de-monta-&catid=75:artigos&Itemid=30

 

Como fazer a coleta e a avaliação de sêmen de garanhão de forma eficiente?

Materiais para reprodução equina.

Aprenda a fazer palpação transretal em equinos.

 

Áreas

Artigos

Destaques

Equinos

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.