Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Peritonite equina

É denominada peritonite equina a inflamação do revestimento mesotelial da cavidade peritoneal. Pode ocorrer em resposta a uma variedade de estímulos tanto infecciosos causados por bactérias, vírus, fungos e parasitas, quanto não infecciosos causados por traumas, agentes químicos e neoplasias. Estes animais possuem alta susceptibilidade à doença, sendo que nos portadores de síndrome de cólica, a peritonite constitui-se numa das mais graves complicações.

A inflamação do peritônio pode ser fatal ou uma condição permanentemente incapacitante. Pode ser primária ou secundária, e ainda ser associada com desordens infecciosas ou não infecciosas. A primária geralmente ocorre associada à baixa imunidade do hospedeiro. Já a secundária devido à contaminação bacteriana do peritônio.

A mortalidade dos animais diagnosticados positivamente varia de 30 a 67%. Estudos apontam baixa sobrevivência e animais positivos. O tratamento bem sucedido e um prognóstico exato dependem da identificação correta da causa, bem como da avaliação da severidade do processo inflamatório.

Dentre os sinais clínicos de peritonite estão: leve dor abdominal, visualizada maiscomumente como contração abdominal; depressão; anorexia; diminuição dos borborigmos intestinais; e diminuição da produção fecal ou diarreia.

O diagnóstico é baseado no histórico e sintomatologia clínica, e também em achados durante o exame clínico, além da hematologia e bioquímica sanguínea.

 

Fonte: Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, vol.6, n.9, 2010 Pág.1

 

Conheça as principais enfermidades causadoras de claudicação.

Saiba como aplicar injeções, cateter, fluidoterapia, bandagens, técnicas de imobilização, aplicação de medicamentos oculares, etc

Áreas

Artigos

Equinos

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.