Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Ferração equina

Os cuidados com o aparelho locomotor do animal é essencial para uma boa saúde e desempenho das atividades realizadas. Quando a pata é acometida por algum problema, os equinos podem apresentam sérios danos à saúde e, consequentemente a lucratividade das atividades realizadas.

A ferração é uma forma de proteger o animal, o processo vai muito além de pregar uma ferradura nos cascos. É preciso conhecer a anatomia e as técnicas para o bom ferrageamento. A inspeção da pata deve ser realizador por um ferrador, desde os primeiro ano de vida, de 6 em 6 semanas, mesmo que seja somente para aparar os cascos. Se o animal usar ferradura, ela deve ser retirada para aparar os cascos.

Os cascos dos equinos devem ser limpos pelos menos uma vez por dia. Em casos de emergência, quando os animais usam ferraduras, os passos para a sua retirada são: levantar o casco e, utilizando o saca-rebites, cortar as pontas dos cravos que estão dobradas para fora; usar a turquês para separar a ferradura do casco, começando do talão para a pinça; agarrar a ferradura à frente e arrancá-la com a turquês puxando para trás.

O cavalo pode ser ferrado a frio ou a quente. Na ferração a frio as ferraduras tem a mesma medida dos cascos, o ferrador farar somente pequenos acertos na sua forma. Na ferração a quente a ferradura é aquecida e encostada nos cascos, as desigualdades dos cascos que precisam ser corrigidas aparecem e são cortadas, esse processo não machuca os animais, uma vez que o casco não possui nervos.

As ferraduras podem ser de aço;alumínio que são usadas nos cavalos de corrida por serem mais leves; de plástico aderente para os cavalos que não suportam os cravos. Há também ferraduras ortopédicas ou cirúrgicas utilizadas em casos de laminite e de doença do navicular.

O importante é manter os cascos dos animais sempre limpos e aparados, evitando danos decorrentes de maus cuidados. A escolha da ferradura dependerá da atividade realizada pelo anima.

 

Fonte: www.marcoscowboy.com.br/reportagens/morfologia.html

 

Saiba quais as principais enfermidades causadoras de claudicação.

Conheça as indicações clínicas e cirúrgicas.

Áreas

Destaques

Equinos

Deixe seu comentário:

Comentários

  • François Ruprecht - 16:47:47 12/09/2015

    Olá, Estou tentando localizar o Dr. Stefan Hagen, veterinário especializado em equinos. Ele é filho de Oscar Hagen (falecido) que era amigo de meu pai (falecido). Mexendo em objetos que pertenciam a meu pai, encontrei fotos que gostaria de entregar ao Dr. Stefan. Da última vez que o vi ele me informou que morava na região se Salto ou Itú, SP. Como ele atua em área relacionada à publicação de vocês, pensei que talvez soubessem por onde ele anda e nos colocar em contato. GratoFrançois Ruprecht - 11 5517 6139 - São Paulo - SP

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.