Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Manejo bovino para animais de corte

O manejo adequado da propriedade rural aumenta a produtividade e diminui as perdas, como índices reprodutivos baixos, número de mortes elevadas,  lesões corporais durante o transporte dos animais, e outros.

O primeiro passo, em um rebanho de produção destinado ao corte, é preciso separar os animais por categorias, ou seja, separar por sexo, idade, tipo e função na propriedade. Assim há a diminuição do estresse dos animais, que surge com a competição pelo alimento do coxo ou do pasto, água, sal, além de proporcionar um maior controle do número animais na fazenda e dos índices zootécnicos.

As categorias mais comuns que os animais podem ser divididos são: vacas solteiras, vacas amojadas, vacas de descarte, vacas com cria, bezerros mamando, bezerros desmamados, novilhas, novilhas em reprodução, primíparas, garotes, touros e rufiões, aleijados e guaxos. Os animais aleijados, como são animais problemáticos devem ficar em pastos perto da sede, assim é possível observar diariamente o seu desenvolvimento. Os guaxos devem ser colocados em outra vaca (guaxeiras), observando diariamente se tanto o filho legítimo quanto o guaxo estão mamando corretamente e em igual proporção.

Os animais devem ser identificados, visando o controle de repetições de cio, data da prenhez, provável data do parto, observações quanto à inseminação artificial, e outros. Todas estas informações devem ser anotadas na ficha do animal.

As vacas amojadas devem ficar nos piquetes maternidade, assim é possível proporcionar todos os cuidados, tanto com a fêmea quanto com o filhote. O desmame pode ser feito precocemente entre 90 a 120 dias que é recomendado em períodos de escassez de forragens; desmame temporário ou interrompido é a remoção temporária do bezerro, empregada para melhorar a fertilidade de rebanhos de corte, consiste em separar o bezerro da vaca, por um período de 48 a 72 horas, a partir de 40 dias após o parto; desmame natural que em gado de corte deve ser feito entre 6 e 8 meses.

 

 

Fonte: Criareplantar

 

Saiba como fazer corretamento o manejo nutricional em gado de corte. Clique aqui.

Aumente a fertilidade bovina. Saiba mais.

 

Bovinos

Destaques

Deixe seu comentário:

Comentários

  • leandro gouveia - 09:37:00 11/05/2016

    bacana ...

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.