Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Transferência de embriões em equinos. Saiba mais!

A transferência de embriões é muito usada na reprodução assistida de éguas, para obtenção de potros de animais que estão em treinamento e competições; múltiplos produtos dentro de uma temporada reprodutiva; potros de éguas de dois anos; potros de éguas idosas ou com problemas reprodutivos; potros de éguas com problemas clínicos de saúde que possa impedir a gestação; entre outros.

Na técnica o embrião formado é retirado, com 6 a 9 dias de vida, do útero da fêmea doadora e posteriormente introduzido no útero da fêmea receptora. Dessa forma a receptora leva a gestação até o final, sendo que a genética da receptora não tem influencia na genética do produto, porém o animal deve apresentar boa saúde.

A transferência de embriões tem como procedimentos básicos: avaliação ginecológica da doadora e receptora, para determinar seu status clínico e a probabilidade de sucesso do procedimento; controle do ciclo estral e sincronização da ovulação de doadoras e receptoras; inseminação artificial ou cobertura da doadora; lavagem uterina para coleta do embrião, feita de 6 a 9 dias após a ovulação da doadora; identificação, manipulação laboratorial do embrião; implantação do embrião em receptora previamente escolhida.

O resultado final dos programas de transferência de embriões em equinos apresentarão resultados positivos se forem considerados alguns pontos como: dia da coleta, estresse do animal, habilidade do operador, qualidade do sêmen utilizado na inseminação e na cobertura; status reprodutivos da doadora e da receptora.

A transferência de embriões oferece várias vantagens para o criador, mas deve ser realizada por profissionais capacitados, evitando erros e danos ao produto final.

 

Fonte: Gestão no Campo

 

Palpação transretal equina. Veja aqui.

Saiba como fazer transferência de embriões em equinos. Clique aqui.

Destaques

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.