Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Espécies forrageiras

Para manter as pastagens em boas condições, ou seja, que ofereça alimento de qualidade aos animais é preciso usar técnicas de conservação, correção e adubação do solo, estabelecimento do manejo de pastagens, mas além de usar desses processos é preciso estudar e avaliar o melhor tipo de forrageira para cada região, levando em consideração o clima, o solo, disponibilidade de água e outros.

O tipo de pastagem também deve levar em consideração o seu objetivo: pasto para cria, recria ou engorda de bovinos, fenação ou ensilagem. A diversificação da pastagem permite a utilização mais racional dos diferentes tipos de solo e permite o uso estratégico das pastagens, como as categorias animais de maior exigência em pastos melhores, alternância respeitando o período de florescimento, entre outros.

Como alternativas para solos de menor fertilidade pode-se optar por Brachiariadecumbens cv. Basilisk e o Andropogongayanus cv. Planaltina, variedades rústicas e bem adaptadas aos solos ácidos e pobres dos cerrados. A variedade andropógon é resistente às cigarrinhas-da-pastagem, mas sofre ataque de formigas e a formação e manejo da pastagem é mais difícil por ter sementes leves e entouceirar e deixar espaços vazios. A B. humidicola é recomendada para uso em várzeas sujeitas à inundação temporária.

As forrageiras recomendadas para solos de média fertilidade incluem a B. brizantha cvs. Marandu, Xaraés e BRS Piatã e a B. ruziziensis. Já as forrageiras para solos férteis ou para manejo intensivo incluindo adubações de manutenção são Panicummaximum, cvs. Tanzânia, Mombaça e Massai, e os capins elefante.

Fontes: Portal Dia de Campo

Conheça os métodos e sistemas de irrigação. Veja aqui.

Saiba Conceitos básicos de recuperação, reabilitação e restauração do solo. Clique aqui

Destaques

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.