Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Origem da Profissão de Médico Veterinário

As escolas de veterinária existem no Brasil desde 1910, mas somente a partir de 1933 a normatização para a atuação do Médico Veterinário e ensino da profissão foi estabelecida pelo governo de Getúlio Vargas, por meio do Decreto número 23.133, aprovado em 09 de setembro.

A Medicina Veterinária trabalha nas áreas de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças dos animais, que também podem a vir agredir o ser humano, dessa forma torna-se uma profissão essencial.

Com o tratamento dos animais muitas moléstias que poderiam agredir o ser humano são controladas. O tratamento dos animais existe desde os tempos antigos, ou seja, desde a domesticação. A prática veterinária estabeleceu-se dedes 2.000 a.C, encontrando registros mais antigos de 4.000 a.C.O Código de Hammurabijá continha normas sobre atribuições e remuneração dos médicos de animais.

As escolas de veterinária apareceram na Europa por volta do século XVIII. No Brasil surgiram no governo republicano: a escola de Veterinária do Exército, em 1914, e a escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, em 1913, ambas no Rio de Janeiro.

Para a prática da profissão passou a ser exigido o registro do diploma, a partir de 1940, na Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura, órgão que fiscalizava a profissão. A partir de 1968 foi criado os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, sendo transferido a eles a função de fiscalizar o exercício da profissão e emitir o registro profissional.

O curso de Medicina Veterinária tem duração média de 05 anos, dentre as disciplinas básicas o aluno estudará anatomia, microbiologia, genética, matemática, estatística, nutrição e produção animal. Após a formação o profissional pode optar em fazer alguma especialização, dentre as mais variadas áreas.

Fonte: Portal Velhos Amigos

Aprenda Técnicas de Administração de Medicamentos. Clique aqui.

Conheça métodos para indução da anestesia geral intravenosa. Veja aqui.

Destaques

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.