Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Principais doenças que atacam o gado

Quem possui um rebanho, precisa tomar vários cuidados contra as doenças.  Elas podem comprometer a produtividade dos animais.  Conhecer, portanto, estes principais males que afetam os bovinos é essencial para o controle da saúde dos animais. Abaixo segue uma lista com as principais doenças, e algumas dicas para combatê-las:

Carbúnculo sintomático: Esta doença, de caráter infeccioso, ataca geralmente animais mais novos. Os sintomas mais comuns acontecem nos músculos inferiores, com inchaço dos membros, além de tremedeira, perda de apetite, dentre outros. É uma doença que causa muitos prejuízos aos agropecuaristas, já que muitas vezes causa a morte dos animais. Para combatê-la é preciso vacinar o animal, anualmente, principalmente os bezerros de 9 a 10 meses.

Febre Aftosa: A Febre Aftosa é uma das doenças mais citadas na mídia, principalmente por ser bastante prejudicial aos negócios. A doença reduz a qualidade de carne e do leite, devido à perda de apetite e febre do animal.  A transmissão acontece por meio da água e alimentos contaminados, ou seja, infectados com a saliva de outros animais.  A vacinação é o meio mais correto para evitar a contaminação do animal.

Brucelose: É uma doença que atrapalha, sobretudo, a produção do leite do animal, além de inflamações no útero, causando muitas vezes aborto. A causa vem de uma bactéria, que se prolifera através de materiais contaminados. A vacinação das bezerras, portanto, deve ser feita de quatro a oito meses de idade.

 

Além das vacinas existem outros métodos de combate para essas doenças. Saiba mais.

 

Fonte: Agroline

 

Bovinos

Clínica Médica

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.