Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

O Bovino da Raça Indiana (Guzerá)

O Bovino da raça indiana, também conhecido como Guzerá, chegou ao Brasil na década de 1870. Ele é natural da região do norte da península de Catiavar na Índia. Os primeiros animais foram trazidos pelo Barão de Duas Barras na capital fluminense, para transportar os pesados carroções e até vagões, abarrotados de cafés. Eles faziam o transporte pesado nas montanhas íngremes, mas também geravam carne e leite. O animal já esteve para entrar em extinção no Brasil, mas graças à ação de vários homens visionários e da tecnologia, sua reprodução voltou a ser incentivada.

Atualmente o gado Guzerá é terceira raça zebuína com maior número de animais no Brasil, mostrando um potencial grande de sua carne, mas também de leite.

   O Guzerá está espalhado no Brasil por várias regiões, mas sua presença maior é no nordeste. Na região, o animal conseguiu provar a sua força e resistência: foi à única raça que sobreviveu, produtivamente, e durante os cinco anos consecutivos de seca entre 1978 e 1983. Enfrentou ainda outras secas históricas, como em 1945 e 1952.

 O animal é também bastante criado no Rio de Janeiro, onde constituiu o primeiro núcleo de Zebu no país. Mas Minas Gerais, São Paulo e Goiás também se destacam na criação do Guzerá.

   O peso do adulto varia em torno de 600 kg nas fêmeas e 900 kg nos machos. Apresenta ótima capacidade de caminhar longas distâncias em busca de água e de alimentos e adapta com facilidade em ambientes com pastagens de relativa baixa qualidade. Diante das características predominantes o Guzerá é indicado para o cruzamento com raças europeias, gerando animais de grande porte.

 

Técnicas de criação e manejo nutricional para o gado de corte. Saiba mais.

Fonte: ABC Criadores

Bovinos

Reprodução

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.