Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Hipoglicemia Neonatal dos Pequenos Animais

Durante a vida intrauterina a homeostase da glicose é mantida constante devido à oferta contínua de alimentos. Após o parto, esta oferta alimentar contínua dá origem a um estado de jejum transitório que ocorre entre as mamadas. O período entre as mamadas obriga o organismo a fazer uso de suas reservas de glicogênio fomo fonte de glicose, principal fonte de energia para o corpo, e estas reservas só conseguem suprir as necessidades de glicose por um período de aproximadamente 4 horas. 

Nos recém-nascidos o risco de hipoglicemia, nível sanguíneo de glicose, é maior quando comparado aos adultos devido à alta taxa de consumo de glicose. Como o encéfalo destes animais exigem altas taxas de glicose, no jejum prolongado, o organismo usa mecanismos metabólicos adaptativos para obter substratos energéticos alternativos.

Neonatos após o nascimentos apresentam níveis de glicose de aproximadamente 30mg/dL durante as duas primeiras horas de vida, e depois este valor se aproxima a 45mg/dL e se mantém durante as primeiras 72 horas de vida. Estes valores continuam subindo, por isso, a partir do terceiro dia, níveis glicêmicos inferiores a 60mg/dL indicam monitoramento, e quando o nível se torna inferior a 50mg/dL se indica o inicio de medidas diagnósticas e terapêuticas.

Os sinais e sintomas da hipoglicemia são inespecíficos, como tremores, apatia, irritabilidade, letargia, taquipneia, cianose, hipotermia, sucção débil, choro estridente, podendo chegar ao coma. São várias as causas da hipoglicemia, desde a falta de alimentos a problemas metabólicos, endocrinopatias, hepatopatias e neuropatias. Desta forma, o médico veterinário que trabalha com a clínica de pequenos, o que inclui a neonatologia, deveria aprofundar seus estudos e atualizar seus conhecimentos na área por meio de cursos especializados e congressos. 

 

Veja técnicas nutricionais que ajudam no controle da hipoglicemia. Clique aqui.

Fonte: DiretrizesSbp

Artigos

Clínica Médica

Notícias

Pequenos Animais

Tecnologias

Para você que quer ser um expert em Cardiologia Veterinária: Este é o caminho do sucesso!
Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.